A década de 1990 é a época em que os videojogos realmente prosperaram. Com enormes inovações nas arcadas, no mercado de consolas domésticas e nos computadores, milhares de jogos — bons jogos — inundaram o mercado.
Existem centenas de jogos de topo dos anos 90, mas os jogos de sucesso não se tornam necessariamente importantes para a indústria. Estes dez títulos foram lançados nos anos 90 e ofereceram algo diferente, tornando-os nos jogos mais importantes da década.
#10 Ultima Online (1997)
Parece que não se consegue navegar na Internet atualmente sem se deparar com um jogo MMORPG. Eles estão por toda parte, com o World of Warcraft e muitos outros a dominar o mercado. Mesmo cassinos online como o Roku Casino oferecem análogos deste jogo. Os MMORPGs estão em todo o lado atualmente, mas o sucesso do género deve-se ao Ultima Online.
Quando a Origin Systems lançou o Ultima Online em 1997, os programadores esperavam atender cerca de 15.000 assinantes. Era isso que a arquitetura do servidor estava projetada para acomodar, mas houve um problema. Em seis meses, os servidores estavam com um enorme atraso, devido à presença de cerca de 100.000 assinantes.
Levou algum tempo, mas o Ultima Online acompanhou a procura, tornando-se num dos jogos mais influentes e importantes do género. Não foi o primeiro MMORPG, mas o género era bastante limitado a um grupo de nicho antes do seu lançamento. O Ultima Online captou a atenção dos jogadores em todo o mundo, e não demorou muito até que eventos massivos atraíssem milhares de pessoas.
No auge, o jogo tinha um quarto de milhão de assinantes. Embora tenha sido ofuscado e substituído por jogos maiores, os seus servidores ainda estão online e as pessoas continuam a jogá-lo mais de duas décadas após o seu lançamento.
#9 NBA Jam (1993)
Os jogos desportivos existiam desde sempre, mas só realmente brilharam nos anos 90. Houve alguns jogos decentes nos anos 70 e 80, mas as coisas mudaram nos anos 90. Graças a avanços técnicos inovadores, pessoas que não estavam interessadas em jogos desportivos passaram a jogá-los. Bastante.
O jogo desportivo mais importante da década é, sem dúvida, o NBA Jam de 1993. Não só foi um dos primeiros jogos de basquetebol de arcada, como também foi um dos primeiros a apresentar equipas e jogadores licenciados pela NBA. A jogabilidade baseou-se no sucesso do Arch Rivals da Midway (1989) e explodiu em popularidade nos Estados Unidos.
O NBA Jam foi um sucesso instantâneo e ajudou a abrir caminho para uma infinidade de jogos desportivos de todos os tipos. Um ano após o seu lançamento, o NBA Jam tornou-se num dos jogos de arcada de maior faturação de todos os tempos, gerando cerca de mil milhões de dólares nos primeiros 12 meses. Rapidamente foi adaptado para consolas domésticas, onde vendeu mais de três milhões de unidades.
O NBA Jam provou que os jogos desportivos podiam ser divertidos e jogáveis por qualquer pessoa. Também mostrou o quão lucrativos poderiam ser os acordos de licenciamento para organizações desportivas profissionais. Não demorou muito até que a NHL, NFL e MLB assinassem acordos semelhantes.
#8 Civilization (1991)
Os jogos de estratégia baseados em turnos foram desenvolvidos desde 1976, mas não ganharam grande popularidade de imediato. O Romance of the Three Kingdoms de 1985 foi um excelente título, e houve alguns concorrentes ao longo dessa década. No entanto, só quando o Civilization de 1991 foi lançado é que as pessoas começaram a prestar atenção.
Comparado com a edição mais recente do jogo, o original é modesto e desprovido de diversos mecanismos agora comuns ao género. No entanto, quando foi lançado, o Civilization de Sid Meyer introduziu várias mecânicas nos jogos de estratégia baseados em turnos que permanecem essenciais em quase todos os títulos que se seguiram.
O Civilization ajudou a estabelecer o subgénero 4X (explorar, expandir, explorar e exterminar) nos jogos de estratégia para computador, tornando-se num dos jogos mais importantes da história. O Civilization dá grande ênfase aos detalhes complexos da construção de impérios. Estas mecânicas estão no cerne do que torna os jogos 4X viciantes e bem-sucedidos.
Desde o seu lançamento, o Civilization originou uma franquia, que inclui várias sequências e jogos derivados. Foi adaptado para praticamente todos os computadores e consolas capazes de o reproduzir e continua popular hoje em dia. Estima-se que, após 25 anos, 33 milhões de cópias de 66 versões foram vendidas e mais de mil milhões de horas foram passadas coletivamente a jogá-lo.
#7 Pokémon Vermelho e Azul (1996)
Poucas pessoas poderiam imaginar o impacto cultural que alguns cartuchos de GameBoy teriam no mundo quando Pokémon Vermelho e Azul foram lançados em 1996. O Japão recebeu-os primeiro como Pocket Monsters: Vermelho e Verde, e mais tarde Azul como uma edição especial. Quando foram lançados fora do Japão em 1998, o jogo lançou uma franquia multi bilionária.
O primeiro jogo Pokémon estabeleceu as normas da franquia, incluindo o conceito de colecionar, batalhar, treinar e trocar. Os jogadores mostraram-se especialmente interessados no conceito de troca, que podiam realizar através do Game Link Cable. Isso ajudou a adicionar um fator viciante ao jogo, e continua a ser um aspeto significativo da franquia.
No seu primeiro ano, Pokémon Vermelho e Azul venderam 1,04 milhões de unidades. No ano seguinte, esse número aumentou para 3,65 milhões, e as vendas continuaram a bater recordes. Rapidamente se tornou o título de Game Boy mais vendido nos Estados Unidos, que acabou por ver as vendas ultrapassarem os 9,85 milhões até o final da sua comercialização.
A franquia Pokémon cativou os jovens jogadores através de exploração, treino, batalhas e trocas, o que os obrigava a socializar. Impactou a cultura popular de formas raramente vistas em videojogos. A franquia que estabeleceu tornou-se a maior franquia de ‘media’ em termos de receita de todos os tempos.
#6 Super Mario 64 (1996)
O Mario dominou os videojogos durante grande parte dos anos 1980, e isso não mudou nos anos 90. Quando o canalizador saltou para a N64, fê-lo em grande estilo e, mais uma vez, mudou os videojogos para melhor. Antes do Super Mario 64, os jogos de plataforma eram principalmente aventuras em 2D com deslocamento lateral, mas este jogo mudou tudo.
Tecnicamente, o Super Mario 64 não foi o primeiro jogo de plataforma 3D. Esse título pertence ao Alpha Waves (1990). No entanto, foi o primeiro a encontrar uma dose de sucesso e dominou absolutamente o mercado. As aventuras do Mario em mundos com deslocamento lateral foram substituídas devido ao novo título N64, e a sua influência na indústria foi ampla.
A mais recente aventura do Mario colocou-o num ambiente aberto 3D. A liberdade de movimento que proporcionava aos jogadores ajudou o jogo (e a consola) a dominar o mercado. O jogo também introduziu uma câmara dinâmica de 360° — uma inovação frequentemente repetida ao longo dos anos 90.
Super Mario 64 tornou-se o jogo mais vendido para a N64, com mais de onze milhões de vendas até 2003. Tornou-se um modelo para “o que funciona” em jogos 3D, e a sua influência continua até aos dias de hoje.
#5 Dune II: The Building Of A Dynasty (1992)
Dune II: The Building of a Dynasty é um daqueles jogos de PC que poucos se lembram hoje em dia. Foi um jogo de estratégia bem-sucedido baseado no Dune de David Lynch, e o jogo é uma entrada sólida no género de Estratégia em Tempo Real (RTS). O que torna o Dune II importante é a forma como influenciou o género.
Dune II não foi o primeiro jogo de RTS, mas é considerado o jogo arquetípico de RTS. Estabeleceu normas para o género que não existiam antes e tornaram-se padrão em todos os jogos que se seguiram. Não é exagero dizer que Command & Conquer, Warcraft, Starcraft e todos os jogos de RTS bem-sucedidos dos anos 90 e posteriores não existiriam sem o Dune II.
Por si só, o Dune II é um excelente jogo com um alto valor de repetição. No entanto, é muito mais importante para o género pelo que acrescentou. Dune II introduziu o conceito de que diferentes lados num conflito poderiam criar diferentes unidades e armas.
Estabeleceu um sólido sistema de gestão de recursos ligado a um campo de batalha em tempo real que desafiava continuamente o jogador. Todos os jogos de RTS que surgiram após o Dune II incorporaram esses aspetos, tornando-o o jogo mais importante do seu género nos anos 90 e, possivelmente, de todos os tempos.
#4 Resident Evil (1996)
Hoje em dia, o género de terror de sobrevivência é um dos mais vendidos em qualquer consola ou PC, mas não existia antes de 1996. Foi quando Resident Evil foi lançado pela primeira vez. Foi o primeiro a usar essa designação, que acabou por se tornar um dos subgéneros de videojogos mais bem-sucedidos. Isso torna o Resident Evil um pioneiro e também um dos jogos mais importantes dos anos 90.
Originalmente, o jogo foi planeado como um remake de Sweet Home para o Super Nintendo. Após várias reformulações, o conceito de remake foi descartado. Foi desenvolvido para a PlayStation e, quando foi lançado, estabeleceu muitas das convenções que ainda são populares no género de terror de sobrevivência. Estas incluem os controlos, o sistema de inventário e a função de gravação.
Os gráficos 3D e a perspectiva em terceira pessoa do Resident Evil tornaram-se a norma para o género, e o jogo foi um grande sucesso. Foi creditado por repopularizar os zumbis, que tiveram um enorme ressurgimento nos anos 2000. Atualmente, o Resident Evil é considerado um dos melhores e mais influentes videojogos de todos os tempos.
O jogo original foi remasterizado em alta definição para várias plataformas. Deu origem a uma enorme franquia, composta por 28 jogos, sete filmes de ação ao vivo, quatro filmes animados, duas séries de televisão, três peças de teatro e uma infinidade de bandas desenhadas e romances relacionados.
#3 Myst (1993)
Quando Myst foi lançado em 1993, havia algumas limitações técnicas relacionadas com a renderização de gráficos. Este aspecto da indústria influenciou o design de Myst, que utiliza belos gráficos estáticos renderizados. Isso foi uma conquista significativa na época e teve um enorme impacto nos jogos para PC.
Myst é, pelos padrões de hoje, um jogo relativamente simples. Quando foi lançado, tornou-se um sucesso surpreendente. O jogo vendeu mais de seis milhões de cópias, o que foi uma conquista significativa para o mercado de PC na época. Tornou-se o jogo de PC mais vendido – título que manteve até o lançamento de The Sims em 2002.
Em Myst, o jogador viaja até uma bela ilha, onde desvenda segredos e viaja para diferentes mundos através de enigmas que resolve. Possui uma banda sonora sintetizada de 40 minutos que coloca o jogador num ambiente complexo, mas relaxante.
Foi um dos primeiros jogos lançados em CD-ROM, e seu sucesso ajudou a consolidar esse meio para os anos seguintes. O sucesso comercial do jogo continua hoje, graças a uma versão em VR que coloca o jogador dentro do Myst. Myst permanece um jogo encantador e jogável quase 30 anos após seu lançamento.
#2 GoldenEye 007 (1997)
A década de 1990 foi a época em que o género de jogos de tiro em primeira pessoa deixou a sua marca, e havia imensos. Jogos como Duke Nukem 3D, Wolfenstein 3D, Doom, Heretic e Quake dominaram o mercado de PC. Embora cada um fosse importante para o género, o jogo com maior impacto foi GoldenEye 007 para a Nintendo 64.
Normalmente, jogos licenciados feitos em conjunto com um filme são péssimos. É muito mais comum encontrar maus jogos baseados em filmes do que o contrário, que é o caso deste jogo. GoldenEye 007 foi surpreendentemente bem produzido, divertido e inovador. Baseou-se no sucesso dos títulos de tiro em primeira pessoa que o precederam e mudou a indústria.
Jogos de tiro em primeira pessoa anteriores apresentavam um ambiente menos realista e mais parecido com arcades. GoldenEye 007 ofereceu uma campanha envolvente que incluía táticas de furtividade. Claro que o maior impacto do jogo na indústria foi o seu modo de confronto multijogador com ecrã dividido em quatro. Jogos de corrida introduziram isso, mas GoldenEye 007 aperfeiçoou-o para o género de tiro em primeira pessoa.
A maior inovação de GoldenEye 007 foi a sua liberdade de movimento, que foi uma mudança significativa em relação aos rail shooters que dominavam o mercado de PC. Mostrou que as consolas podiam jogar jogos de tiro em primeira pessoa tão bem (ou melhor) do que os PCs, e mudou efetivamente toda a indústria de videojogos a partir de então.
#1 Street Fighter II (1991)
The first Street Fighter game was arguably an important entry in the latter part of the previous decade. Still, its impact pales in comparison to the sequel. Street Fighter II absolutely exploded in popularity to become the best-selling game during the Golden Age of Video Games.
Street Fighter II was, by no means, the first game of its type, but it is widely regarded as the best fighting video game of all time. It sold over 200,000 arcade cabinets and was ported to every console that could run it. It became a tournament game people could play all over the world, resulting in the creation of multiple updates and reissues of the game.
Games like Mortal Kombat, Killer Instinct, Tekken, Soul Caliber, and Virtual Fighter all owe their existence to Street Fighter II.
It offered up innovations that would ultimately become standards for the genre. The “Dragon Punch,” special moves, and movement controls can all be found in one form or another across the genre.
Street Fighter II is 30 years old, but it still holds up. People continue to play it, and it’s not entirely due to nostalgia. People continue to play it because it’s an incredibly well-programmed fighter that stands the test of time.
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