A Steam continua a apresentar-se como a mais popular plataforma de jogos para utilizadores de PC, estando também disponível para outras plataformas, como por exemplo a Steam Deck. Durante muito tempo a plataforma suportou virtualmente todas as versões do Windows, mas isso irá mudar muito em breve.
Segundo as mais recentes informações publicadas pela Valve, a Steam vai deixar de suportar PCs que corram o Windows 7 e o Windows 8. Curiosamente, a Valve diz que não é 100% responsável por estas limitações, passando a “batata quente” para a Google.
As alterações entrarão em vigor no dia 1 de janeiro de 2024, altura em que o cliente da Steam deixará de funcionar em todos os computadores que ainda tenham o Windows 7, 8 ou 8.1. Obviamente, se não tiveres acesso ao cliente da Steam, não vais conseguir instalar ou correr jogos no teu computador.
Aparentemente, estas limitações devem-se a novas funcionalidades que serão implementadas no cliente da Steam que vão integrar o Google Chrome, e o browser da gigante de Mountain View não suporta estas versões do Windows.
Atualmente o número de utilizadores com estas versões do Windows é já muito reduzida, especialmente após a Microsoft oferecer upgrades gratuitos para o Windows 10 durante muito tempo. Ainda assim, se és um dos utilizadores que continua a dar preferência a versões mais antigas do Windows, é uma boa altura para ponderar saltar na onda do Windows 10 até ao final do ano.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: