A empresa portuguesa Create IT, especializada no desenvolvimento de sistemas multiplataforma críticos para negócios, expandiu seus negócios internacionais e cresceu 20% em relação ao ano anterior, superando um volume de negócios de 4 milhões de euros.
A empresa tem atualmente 73 colaboradores e espera continuar a contratar para apoiar o crescimento do negócio, que tem oscilado entre 20% e 30% nos últimos anos. A receita proveniente de outros países já representa 20% do volume de negócios total, atingindo 90% no produto SaaS CloudCockpit.
O sucesso se deve, em grande parte, ao crescimento tanto dos serviços quanto dos produtos da empresa, como a plataforma de gerenciamento para provedores de soluções em nuvem da Microsoft, CloudCockpit, e a plataforma de trabalho digital pronta para uso, DiggSpace. Na área de serviços de consultoria, a Create IT reforçou e aprofundou as relações com grandes empresas nacionais, como o Continente Online, a Wells Online e a Worten Online, além de ter crescido de forma significativa na consultoria especializada internacional, iniciando uma forte relação com a AXA.
“A percentagem de negócios internacionais é diferente em função da área, sendo que aquela em que é superior tem por base o CloudCockpit, atingindo um valor próximo dos 90%. Já em termos gerais, o valor ronda os 20%”, destaca Nuno Guerra, CEO da Create IT.
O CloudCockpit fortaleceu sua posição em mercados importantes de nuvem da Microsoft, como o inglês e o francês, com um crescimento de cerca de 40% em termos de receita. O produto já atende clientes finais em mais de 30 geografias no mundo. Quanto ao DiggSpace, conquistou novos clientes como o CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) e a VICTORIA Seguros, e agora tem como meta expandir para fora de Portugal, com foco no norte da Europa, capitalizando a experiência em setores como o financeiro, o retalho, a saúde, os media ou o turismo.
O investimento na equipe tem sido determinante para os resultados. A Create IT tem contratado perfis técnicos seniores ou Scrum masters, além de novos elementos para as áreas de Customer Success ou de Sales e Marketing. A expectativa é que a empresa continue a crescer entre 20% e 30% em termos de recursos humanos este ano.
Para atrair e reter talentos, a empresa investe de forma estratégica e continuada nas pessoas, com uma cultura focada na inovação e excelência. A cultura da empresa é caracterizada por um espírito genuíno de abertura, respeito e entreajuda, onde a autonomia e a responsabilidade permitem que cada pessoa capitalize suas forças no seio de equipes ágeis, coesas e resilientes. A Create IT oferece ainda um mentor para cada colaborador, acesso a plataforma de formação nas áreas de soft-skills e de liderança, free-pass para formação em plataformas como a Udemy e ainda o apoio contínuo por parte um coach externo.
Os colaboradores contam também com tempo proporcional a cerca de 1 mês por ano em que não estão alocados em projetos ou produtos, e em que podem decidir autonomamente no que investir: formação, provas de conceito, investigação, partilha de conhecimentos, iniciativas internas, entre outras. A empresa permite ainda a liberdade para trabalhar de onde os colaboradores preferirem em cada momento da sua vida.
Para este ano, a Create IT pretende consolidar o crescimento nas áreas de serviços, tanto com os clientes com quem já mantém relação, como com novas empresas que estejam focadas em construir relações com um parceiro de excelência para a sua transformação e modernização tecnológicas. A empresa pretende replicar o modelo de sucesso com novos clientes nacionais e internacionais.
Em resumo, a Create IT tem demonstrado um crescimento sólido e sustentado, impulsionado por uma forte cultura de inovação, excelência e investimento na equipa, além de uma oferta de produtos e serviços cada vez mais diversificada e com uma presença significativa no mercado internacional.
Outros artigos interessantes: