O co-fundador da Apple, Steve Wozniak, decidiu finalmente exprimir a sua opinião face à revolução iniciada pela OpenAI e o ChatGPT. Wozniak coloca-se lado a lado a Elon Musk e outros especialistas de inteligência artificial, que já há algum tempo pedem para que os avanços no desenvolvimento de inteligência artificial avançada sejam pausados.
Em carta aberta, o visionário da Apple pede mais concretamente que o desenvolvimento seja pausado no GPT-4 durante pelo menos 6 meses, afirmando que os avanços estão fora de controlo e que podem ter graves impactos na sociedade e humanidade.
Como afirmado nos amplamente endossados Princípios de Asilomar AI, a AI Avançada pode representar uma mudança profunda na história da vida na Terra e deve ser planeada e gerida com cuidado e recursos adequados. Infelizmente, esse nível de planeamento e gestão não acontece, mesmo que nos últimos meses laboratórios de IA estejam envolvidos numa corrida descontrolada para desenvolver e implantar mentes digitais cada vez mais poderosas que ninguém — nem mesmo os seus criadores — podem entender, prever ou controlar de forma confiável.
Steve Wozniak
Além disso, na mesma carta foca-se também no facto de que os sistemas de inteligência artificial colocam inúmeros postos de trabalho em risco, colocando várias questões no ar.
Devemos permitir que as máquinas inundem os nossos canais de informação com propaganda e mentiras? Devemos automatizar todos os empregos, incluindo os satisfatórios? Devemos desenvolver mentes não-humanas que eventualmente possam superar, ultrapassar, tornar obsoleto e substituir-nos? Devemos arriscar a perda de controle sobre a nossa civilização?
Steve Wozniak
Este não é um pedido de todo descabido, especialmente após os próprios criadores do ChatGPT, OpenAI, terem confirmado que uma pausa poderá ser essencial no futuro, ainda que não tenham especificado quando.
Em recentes declarações oficiais, a OpenAI afirmou que “em algum momento, pode ser importante obter uma revisão independente antes de começar a treinar sistemas futuros e, para os esforços mais avançados, concordar em limitar a taxa de crescimento de computação usada para criar modelos.”
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: