As notícias começaram a surgir na China, onde o site 36Krypton revelou que a Oppo e a OnePlus estão a considerar abandonar a Europa. Não demorou muito até que a notícia se espalha-se e reconhecidos leakers e analistas confirmassem também esta situação. Entre as fontes mais fiáveis temos Max Jambor e o utilizador SnoopyTech no Twitter.
Mais concretamente, segundo Jambor os primeiros mercados a ser abandonados por ambas as fabricantes serão a Alemanha, França, Países Baixos e o Reino Unido. Eventualmente, poderão abandonar a Europa por completo. Além disso, vários rumores afirmam que todas as subsidiárias da Oppo poderão acabar por seguir o mesmo caminho, como por exemplo a Realme.
Aparentemente os motivos são essencialmente devido ao elevado custo de vendas na Europa. Ainda que todas as fabricante referidas continuem a apresentar números de vendas muito interessantes, as margens de lucro são cada vez menores. Com todos os entraves trazidos pela guerra na Ucrânia e constante aumento da inflação global, tudo indica que estas razões irão continuar a crescer.
Reações da Oppo e OnePlus aos recentes rumores
Em comunicado ao site Android Authority a Oppo não confirmou estes rumores, afirmando que estão muito satisfeitos com o lançamento do Find N2 Flip na Europa. No entanto, quando questionados mais concretamente sobre possíveis planos para abandonarem a Europa, a fabricante acabou por ser um pouco vaga na sua resposta, referindo apenas que é “negócio como de custome”.
Por outro lado, a OnePlus entrou rapidamente em contacto com o mesmo site, afirmando que não irão abandonar a Europa e o Reino Unido, mantendo operações estáveis nos vários mercados globais. A OnePlus irá continuar a investir na europa e trazer para o mercado novas soluções tecnológicas para todos os utilizadores.
Outros artigos interessantes: