Durante as últimas semanas a Mincrosoft esteve nas bocas do mundo ao oficializar a implementação do ChatGPT no seu motor de busca, Bing. Desde então, expandiram a sua disponibilidade, ficando também acessível através de smartphones e no Skype. Agora, foi também oficializada a sua integração no próprio Windows 11, ficando acessível através da barra de tarefas.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Os utilizadores registados no novo serviço e utilizem a mesma conta Microsoft no seu computador deverão já ter acesso à nova implementação. Para garantir acesso é preciso ter a mais recente versão do Windows e registado no programa que integra a versão IA do Bing.
Se ainda não conseguiste acesso à nova versão do Bing, o período de espera poderá ser considerável, visto que aparentemente mais de 1 milhão de utilizadores registaram o seu interesse e estão na lista de espera. Segundo a Microsoft, a sua barra de tarefas é utilizada para realizar mais de 500 milhões de perguntas, que são habitualmente respondidas através do motor de busca pré-definido.
Por isso, será interessante ver qual o possível impacto da implementação do Bing com ChatGPT diretamente na barra de tarefas do Windows. Uma vez mais, parece que este tipo de implementação poderá acabar por ser prejudicial para as fontes da informação disponibilizada em cada resposta, ainda que a Microsoft esteja a trabalhar em novas formas de dar crédito às fontes.
A “guerra” entre chatbots com base em tecnologia de inteligência artificial está apenas a começar, sendo garantido que ao longo deste ano vamos ver uma grande evolução e o aparecimento de importantes rivalidades. Lado a lado com o lançamento do Bing com integração do ChatGPT temos também o Bard da Google.
Apesar de ainda não ter sido integrado oficialmente nos seus produtos, não deverá demorar muito tempo até que a gigante de Mountain View comece também a tirar máximo proveito da sua ferramenta de inteligência artificial, para não arriscar perder demasiado terreno para a sua rival.
Outros artigos interessantes: