Março é o mês da mulher, um mês que celebra o protagonismo feminino no mundo. Esta celebração, da mulher, é um reconhecimento das conquistas e dos direitos que estas têm alcançado ao longo da história.
O mês de março foi escolhido para celebrar o Dia Internacional da Mulher, que acontece todos os anos em 8 de março.
Esta data é um marco na luta pelos direitos das mulheres, pois foi nesta data que, em 1908, mulheres americanas “tomaram” as ruas de Nova York para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidas.
Ao longo dos anos, o mês de março tornou-se o mês da mulher, com atividades dispares com o objetivo chamar a atenção para a discriminação que ainda sofrem as mulheres em todo o mundo.
Neste mês, mulheres e homens de todas as partes do mundo unem-se para lembrar que ainda há muito a ser feito para que a igualdade entre homens e mulheres seja um fato consagrado.
É importante que esta data/mês seja lembrada como um momento de reflexão e de luta. É importante que seja lembrado como um mês de conscientização sobre os direitos das mulheres e sobre a importância da igualdade entre homens e mulheres para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Durante este mês, é importante lembrar que as mulheres já conquistaram muitos direitos, como o direito ao voto, ao trabalho, à educação, ao acesso à saúde e à segurança social. No entanto, ainda há muito a ser feito para que todas as mulheres possam ter acesso aos mesmos direitos e oportunidades que os homens têm. É importante que todos se unam para lutar pela igualdade entre homens e mulheres.
Este ano de 2023 não pode ser diferente.
Destaco todas as iniciativas e reflexão sobre a capitulação sobre os direitos das MULHERES no Afeganistão e a REVOLUÇÃO a decorrer no IRÃO.
A Luta pela Igualdade de Direitos ENTRE MULHERES e HOMENS
Plataformas úteis:
UN Women: Organização das Nações Unidas que desenvolve programas, políticas e normas que defendem os direitos humanos das mulheres e asseguram que todas as mulheres e raparigas vivam até ao seu pleno potencial.
Portal Catarinas: Desenvolve jornalismo profissional, mas também as pautas que mais se conectam à agenda política feminista e de direitos fundamentais e humanos brasileira.UMAR: Uma associação que se reclama de um feminismo comprometido socialmente, empenhada em despertar a consciência feminista na sociedade portuguesa.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Outros artigos interessantes: