Uma equipa de investigadores da Google revelou, através de uma publicação no blog oficial da empresa, que descobriram um novo tipo de malware que é usado para atacar tanto utilizadores Android como iOS. Além disso, confirmaram também que as vítimas são utilizadores do continente europeu e asiático.
Aparentemente o malware foi desenvolvido pela empresa Variston, que tem a sua sede em Barcelona. Até agora, ainda não foi possível obter confirmação por parte dos fundadores da empresa espanhola.
Malware está a ser espalhado entre utilizadores Android e iOS através de SMS
Segundo a publicação no blog da Google, esta nova ameaça foi descoberta pela primeira vez em novembro de 2022, onde os atacantes enviavam SMS às vítimas com links tratados previamente com o serviço Bit.ly. Numa primeira fase, acreditam que as vítimas eram maioritariamente de Itália, Malásia e Emirados Árabes Unidos.
Assim que a vítima abre o link é redirecionada para um site criado com propósito de injetar código malicioso no dispositivo, independentemente do sistema operativo. Uma vez infetado, os piratas informáticos passam a ter acesso facilitado a dados da aplicação de mensagens e do browser.
Não é difícil imaginar que com o acesso a este tipo de informação, os atacantes consegue facilmente ganhar acesso a contas bancárias e outras plataformas que podem prejudicar seriamente os utilizadores.
Até agora ainda não conseguiram identificar o grupo de hackers responsável por estes ataques.
Outros artigos interessantes: