Às vezes a Huawei mais parece uma criança de 4 anos, pois não importa quantas vezes se metem em sarilhos ou as vezes que as suas ações dão asneira, continuam a cometer os mesmos erros.
Durante a sua presença na Mobile World Congress 2023, a fabricante obrigou todos os visitantes da sua banca a utilizar um cartão de identificação, que tiveram de devolver antes de abandonarem o evento. O cartão da Huawei este ano chegou acompanhado de uma fita para o meter ao pescoço, assim como uma capa de plástico e um pequeno “botão” de plástico.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
No entanto, alguns visitantes acabaram por abandonar a exposição e esqueceram-se de devolver o cartão da Huawei. Curiosamente, um deles foi Rolf Werner — Senior Vice Presidente da Nokia Europe — e o que acabou por descobrir deixou todos muito desconfortáveis. Depois de reparar que no cartão estava impresso um aviso (em letras muito pequenas) que o cartão está equipado com tecnologia RFID e Bluetooth para recolher informação sobre os tempos de passagem do cartão.
Werner decidiu questionar a GSMA (organizadora da MWC) sobre esta prática da Huawei, e os responsáveis parecem ter ficado chocados com este acontecimento. Um representante da GSMA afirmou que é natural que algumas fabricantes obriguem os visitantes a remover cartões de empresas rivais por questões de branding, mas a utilização de dispositivos de monitorização é muito séria.
Por isso, confirmaram rapidamente que estão a investigar a situação, mas ainda não existem detalhes para serem revelados ao público. Apesar da boa impressão deixada pela tecnologia apresentada durante a MWC 2023, certamente que este acontecimento vai manchar uma vez mais o nome da fabricante, especialmente depois de todos os problemas relacionados com privacidade e segurança durante os últimos anos.
Outros artigos interessantes: