Desde a chegada da pandemia no início de 2020, o uso de plataformas digitais, ferramentas, websites e softwares utilizados em sala de aula por professores e alunos disparou se compararmos com o período pré-pandemia.
Programas e sites com as mais variadas finalidades foram utilizados durante este período e ainda são utilizados, visto que a pandemia trouxe uma nova realidade que tende a ser a tendência da educação para o futuro: o ensino híbrido.
Diversas perguntas nortearam o uso de diferentes plataformas digitais que conseguiram auxiliar alunos e professores, como quanto custa um TCC pronto, como encontrar artigos científicos de graça e também sites confiáveis para pesquisa científica.
Assim, debates sobre preços de trabalhos acadêmicos, como desenvolver um trabalho de faculdade, o valor de um TCC e até quando um cientista é pago para desenvolver um artigo científico e uma monografia ao longo do ano estiveram extremamente em alta.
Em síntese, a busca por preços de trabalhos acadêmicos acessíveis em plataformas para consulta se tornou uma busca gigantesca para a maior parte dos alunos. É aí que o Sci Hub entra, uma plataforma que disponibiliza artigos gratuitos para consulta.
Na reportagem de hoje iremos ver um pouco mais sobre o Sci-Hub e sobre outras plataformas digitais e ferramentas digitais extremamente úteis no ensino superior, especificamente.
Além de plataformas que disponibilizam a consulta de artigos de maneira gratuita, como por exemplo o Sci Hub comentado acima, diversos outros programas e softwares foram utilizados pelos alunos e professores durante o ensino remoto.
Reuniões, apresentações e aulas
O conceito de pagar para fazer um TCC já é extremamente comum nos dias de hoje, como vimos, de acordo com o avanço de plataformas digitais e ferramentas tecnológicas que possam auxiliar alunos, professores e pesquisadores.
No entanto, as plataformas mais utilizadas em sala de aula durante a pandemia e o EAD, certamente foram aquelas destinadas à apresentação, aulas e realização de reuniões e videoconferências.
Alguns estudos, de acordo com a plataforma Canal Tech, apontam que plataformas de comunicação como o Google Meet, o Microsoft Teams e várias outras possuíram um aumento significativo em seu uso durante a pandemia.
O Google Meet, inclusive, teve em seu uso um aumento de cerca de 25 vezes, o que reforça de forma clara o aumento no uso desta plataforma durante o período de pandemia e isolamento social.
Ainda, o Google foi uma das primeiras empresas BigTech a desenvolver e disponibilizar sua ferramenta de vídeo chamadas e conferências de forma gratuita durante a pandemia, o que de certa forma parece ter estimulado o uso do Meet em caso de reuniões.
No entanto, atualmente há vários concorrentes para o Meet da Google, como por exemplo:
- Slack
- Zoom
- Microsoft Teams
- Jitsi
- Zoho Meeting
- GoTo Meeting
Todas estas plataformas viram seus números de download e acesso aumentarem drasticamente durante a pandemia e o contexto de isolamento social.
Edição de Vídeo e de Imagens
Além das plataformas para a disponibilização de artigos científicos de maneira gratuita e também as plataformas voltadas para a realização de vídeo conferências, como as já citadas anteriormente, durante a pandemia foram feitos muitos trabalhos em vídeo.
Para a realização de um modelo de ensaio e TCC em formato de vídeo, vários softwares, programas e plataformas de edição audiovisual foram utilizadas durante este período.
Para edição de imagens e vídeos, os softwares mais utilizados são o Adobe Premiere Pro e o tradicional e básico, mas efetivo, Windows Movie Maker.
De acordo com a plataforma NFE, especializada no assunto, o Windows Movie Maker é um dos melhores softwares para edição de vídeos, sendo extremamente recomendado para iniciantes e pessoas que não tenham tanto domínio sobre a informática.
Além disso, é um programa extremamente leve, compatível com todos os computadores que rodam sob o sistema operacional Windows.
O Sci Hub e a disponibilidade de artigos científicos
Por fim, um das ferramentas digitais mais importantes na vida dos universitários, além do Google Acadêmico, ou Scholar Google, é o Sci Hub, cuja função é disponibilizar de maneira gratuita artigos científicos que seriam pagos para editoras científicas.
O site já esteve no centro de uma grande polêmica e discussão que foi oriunda do compartilhamento de artigos de maneira ilegal, entrando em um grande debate sobre a gratuidade do conhecimento em nível superior.
Juntamente com outras plataformas para a consulta de artigos e projetos de pesquisa, como o PubMed, por exemplo, o Sci Hub é uma das plataformas mais importantes na ciência e responsável pelo compartilhamento massivo de informações e dados.
Outros artigos interessantes: