Enquanto um curso superior em ciências informáticas costumava ser a única opção para garantir contratação na indústria, atualmente os empregadores procuram cada vez mais pessoas que tenham concluído um bootcamp de web developer para preencher as lacunas de contratação.
Os bootcamps de programação e os cursos de informática oferecem percursos complementares para carreiras tecnológicas altamente remuneradas. Tendo em consideração o processo de contratação, tanto os cursos de programação como o ensino superior na área tecnológica têm uma boa taxa de contratação.
A decisão de ingressar-se num bootcamp passa, sobretudo, pelo tempo de duração do programa, que é muito inferior em comparação a um curso universitário, mas também pela mais rápida colocação no mercado de trabalho..
No entanto, quem optar por um curso superior ou um bootcamp de web developer para adquirir competências técnicas para o seu novo emprego deverá saber quais as diferenças entre opções de aprendizagem e as vantagens associadas.
Diferenças e benefícios associados aos custos
Nos bootcamps de web developer, considerando a sua duração de 3 e 5 meses, um destes cursos custa em média menos do que um ano de aulas numa faculdade, num curso de quatro anos, quando consideradas todas as despesas de habitação e do dia-a-dia.
Em ambas as situações, quer nos bootcamps de programação como nos cursos universitários, existem formas de financiamento, como alguns benefícios relativamente ao pagamento do valor dos cursos.
No caso dos bootcamps de programação, além dos descontos que são oferecidos quando a opção passa pelo pagamento adiantado do valor total do curso, pode incluir este investimento como despesas de educação e reaver uma parte do dinheiro investido reembolsado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, da mesma forma que pode fazê-lo com os custos de educação associados à universidade.
Quanto ao financiamento, este poderá ser obtido tanto para frequentar um bootcamp de programação, através de entidades privadas, como num curso universitário, através de bolsas de estudo atribuídas pelo Estado.
Pensando numa lógica de investimento versus retorno (ou seja colocação no mercado de trabalho de forma mais rápida), o bootcamp de web developer sai em vantagem, uma vez que no final do primeiro ano, após o término do curso, por norma já estará a trabalhar numa empresa ou projeto que lhe permita começar a ganhar e a reaver o dinheiro do investimento, que foi feito durante o bootcamp.
Currículo e duração dos cursos
No decorrer de um curso superior, os estudantes inseridos num curso de informática obtêm além dos conhecimentos específicos, uma aprendizagem mais geral como vários níveis de inglês, matemática, ciências, negócios, história, entre outras disciplinas, durante os 4 anos que, que em média, dura uma frequência.
Alguns empregadores privilegiam estas competências nos seus profissionais, além de um diploma que demonstre proficiência.
Também os estudantes universitários ao frequentar um curso de longa duração, terão mais tempo para dominar conceitos avançados. Os currículos de informática incluem geralmente cursos sobre estruturas de dados, linguagens de programação, engenharia de software, bem como disciplinas opcionais..
Já os bootcamps de programação duram geralmente alguns meses (entre 3 e 5 meses), permitindo aos estudantes começarem a trabalhar mais cedo.
Num bootcamp de web developer terá acesso a um ambiente altamente intensivo para aprender as principais competências e skills de codificação, que os profissionais utilizam enquanto programadores ou analistas de dados.
Com um tempo curto e concentrado para desenvolver competências de programação, os estudantes podem adquirir competências mais rapidamente.
Para os estudantes que procuram ingressar numa carreira em TI mais rapidamente, os cursos de programação intensivos dos bootcamp de programação são a solução ideal.
Salários na indústria
Independentemente do curso que fizer, quer seja num bootcamp de web developer ou em vários anos de licenciatura, os salários a que vai ter acesso serão os mesmos.
Das principais profissões que existem no mercado de emprego em Portugal destacam-se os programadores, os técnicos de informática e os web developers.
Os salários na indústria de programação para juniores nesta profissão variam entre os 1000 € líquidos mensais e aproximadamente 1300 €.
O maior benefício salarial que um bootcamp de web developer lhe proporciona é a possibilidade de começar a trabalhar na indústria de programação em menos de um ano.
Como se qualifica para mais cargos superiores com salários mais elevados mais cedo, a longo prazo, terá mais dinheiro em comparação com os licenciados universitários.
Benefícios extra de cada opção de aprendizagem
Num bootcamp de web developer terá acesso à aprendizagem com profissionais da indústria e mentores que lhe dão conhecimento de práticas e casos reais para realizar projetos sobre que mais tarde poderá incluir no seu portfólio.
Apresentar um portfólio com o seu currículo é uma mais-valia para apresentar as suas competências técnicas aos seus empregadores e garantir mais facilmente o seu futuro emprego.
Para além disto, alguns bootcamps de programação oferecem ainda uma preparação para o mercado de emprego por simulação de entrevistas e introdução a conselhos úteis de como estruturar o seu currículo para ter mais oportunidades de emprego e causar uma primeira boa impressão perante os empregadores.
Os cursos superiores em áreas de informática permitem-lhe um certificado de habilitações que em algumas empresas ainda é valorizado, no entanto, é de se destacar que a indústria tecnológica é das que menos requer a apresentação deste comprovativo e a que tem menos preferência pela obrigatoriedade de um curso no ensino superior.
Após analisar ambas as opções, deve conseguir decidir relativamente ao rumo de aprendizagem que pode tomar para iniciar a sua jornada na indústria da tecnologia.
Independentemente da sua decisão, o mais importante é conseguir uma aprendizagem que seja adaptável ao seu estilo de vida e que o beneficie a vários níveis.
Saiba que a escolha de um curso na área da programação lhe garante um lugar, nos considerados empregos do futuro.
Outros artigos interessantes: