A Xiaomi está presente em virtualmente todo e qualquer mercado no universo tecnológico (e não só), mas há um que ainda não apostaram até agora, o dos carros elétricos. No entanto, já foi confirmado há algum tempo que a fabricante está a desenvolver o seu primeiro carro elétrico, que chegará com o nome Xiaomi MS11.
A gigante chinesa está a fazer todos os possíveis para conseguir manter os segredos do seu primeiro carro guardados a sete chaves, mas isso não tem sido tarefa fácil. Numa primeira fase foram publicadas imagens que alegadamente mostravam o para-choques traseiro e frontal do carro, mas a fabricante afirmou que estes pertenciam a um protótipo.
Pouco tempo depois, surgiram as primeiras imagens que nos revelavam o carro em toda a sua glória. Ainda que não tenha sido possível verificar a sua veracidade, pareciam ser já de material publicitário preparado para o lançamento do carro.
Agora, o CEO da Xiaomi – Lei Jun – revelou através da sua conta na rede social Weibo que a empresa emitiu uma penalização de cerca de 150 mil euros à entidade responsável pela fuga de informação. Obviamente que este é um valor bastante baixo para estas grandes empresas, mas poderá ser a primeira demonstração de que a Xiaomi fará todos os possíveis para manter o seu carro elétrico em segredo, servindo assim de exemplo para potenciais fugas de informação futuras.
São esperadas mais fugas de informação nos próximos tempos, especialmente quando consideramos o facto de que a Xiaomi decidiu encomendar o fabrico de diversas partes do carro a empresas externas. Esta estratégia tem como objetivo acelerar ao processo de fabrico, mas irá certamente resultar em mais fugas de informação.
Outros artigos interessantes: