A aposta é de que os smartphones não serão mais necessários com o surgimento de melhores opções e aprimoramento do metaverso.
A previsão da Nokia é que os smartphones devem desaparecer no futuro. Para essa empresa, outra tecnologia irá despontar, substituindo os aparelhos. A aposta é que a experiência que o usuário tem com os smartphones será ultrapassada pelo metaverso.
A realidade virtual e a realidade aumentada sem fio, para os executivos da Nokia, irão despontar de tal maneira que os smartphones não terão mais uso no futuro. A previsão é de que haja uma corrida tecnológica, na qual várias várias marcas criarão tecnologias parecidas e, assim, o custo de aquisição desse novo device caia.
Com todos tendo acesso à tecnologia, os smartphones ficarão no passado. A Nokia afirma que não demorará tanto tempo para isso acontecer, e já prevê que os aparelhos fiquem obsoletos em menos de uma década. É uma previsão difícil de se imaginar nos dias de hoje.
Wearables como substitutos dos smartphones
Outra aposta é que os wearables ganhem força. As pessoas usarão os seus dispositivos com dados conectados. Eles estarão acoplados ao corpo na forma de óculos e fones de ouvido inteligentes, além de anéis e outros gadgets de nova geração.
Os aparelhos serão todos conectados, e a pessoa viverá em uma casa futurística. Até o colchão deve ser tecnológico e se ajustar a melhores temperaturas e condições para um sono tranquilo. Ele também gerará dados de quem o usa. O ser humano não para de criar novas tecnologias.
Outras mudanças além dos smartphones
As chaves também são outros objetos que estão cada vez mais sendo deixados de lado. As fechaduras eletrônicas que podem ser abertas com senha ou impressão digital têm ganhado força. As montadoras também já estão investindo em automóveis que abrem e iniciam com a impressão digital.
O papel é outro item que tem desaparecido. Muitas empresas investem cada vez mais em arquivos digitais. Os arquivos físicos estão caindo em desuso. O armazenamento de arquivos em nuvem ajuda a acessá-los de lugares diversos. O ideal é usar papel somente em caso de extrema necessidade.
Outras mudanças também farão parte do dia a dia no futuro. A energia solar residencial já é uma realidade, que deve se expandir assim como os carros elétricos. A tecnologia vai avançando e também com soluções para causar menos impacto no meio ambiente.
É interessante que os avanços tecnológicos considerem a sustentabilidade. O desenvolvimento de novas ferramentas pode ajudar na preservação do meio ambiente. A competitividade das empresas faz com que as tecnologias estejam disponíveis para o usuário com um valor acessível, e estes podem optar por versões que tenham menor impacto no meio ambiente.
Outros artigos interessantes: