Segurança digital é um dos assuntos mais discutidos da atualidade, principalmente quando se trata de dados pessoais, bancários ou relacionados ao trabalho. Muitos especialistas em segurança digital afirmam que as autenticações em dois fatores são imprescindíveis para garantir a segurança destes dados.

O que é a autenticação em dois fatores na segurança digital?
A autenticação de dois fatores ou 2FA é uma forma de autenticação em duas ou mais etapas que combinadas garantem o acesso de uma informação, softwares etc… Esse tipo de processo é cada vez mais utilizado, já que é mais difícil hackear qualquer dispositivo ou software que possua esse tipo de autenticação.
Existem alguns tipos de autenticação de dois fatores, uma delas é uma informação que o usuário deve saber, como, por exemplo, um PIN, um número de identificação ou um tipo de resposta a uma pergunta secreta.
Outra forma de segurança digital que está se popularizando atualmente é a autenticação é feita por biometria, seja da face, da voz, impressão digital, ou até mesmo da retina.
Por fim, o terceiro tipo de autenticação é por meio de um objeto, pode ser um token, um telefone celular ou uma chave USB. Este último é um dos mais utilizados como chave de acesso para softwares.
Como a chave USB garante a segurança digital?
Normalmente em aplicativos comuns é apenas requerido um nome de usuário e uma senha, mas esse método pode ser facilmente contornado com algumas ferramentas utilizadas para hackear programas.
A chave USB funciona como uma das etapas de autenticação para o programa escolhido. A vantagem reside no fato de ser um objeto físico que o usuário deve inserir no computador para poder ter acesso às informações e não um código que pode ser digitado acidentalmente em algum site fraudulento ou dito em alguma conversa via chat. Assim, quem pretende invadir a segurança daquele usuário precisa, necessariamente, estar com a chave USB em mãos para conseguir qualquer tipo de informação. Isso por si só já se torna uma vantagem sobre as formas digitais de autenticação.
Para o uso dessas chaves não é preciso utilizar aplicativos, desbloquear o celular ou decorar códigos, que muitas vezes podem ser confusos, basta apenas deixar cadastrado o pen drive e conectá-lo ao computador no momento de acessar o site ou programa.
Alguns modelos mais recentes ainda possuem um botão que deve ser pressionado no momento do login, assim é evitada a possibilidade do usuário esquecer que está com o objeto conectado enquanto outra pessoa acessa remotamente seu computador.
Onde utilizar esse tipo de chave?
Esse método de autenticação pode ser utilizado, na realidade, em qualquer tipo de programa ou site que o usuário desejar, basta apenas ter conhecimento se o mesmo é compatível com o sistema de autenticação em dois fatores do site ou programa pretendido. Essas informações estão sempre disponíveis no painel de desenvolvedores.
Até mesmo arquivos ou pastas criadas pelo usuário podem ser protegidas com a chave USB, seja para proteger arquivos e apólices de seguro de vida, seguro de carro, extratos bancários, documentos de registro de empresas, registro de funcionários, vídeos de segurança, e-mails, bancos, redes sociais,etc.
Casas que possuem regras de uso de videogame para as crianças também podem se beneficiar do sistema, os consoles podem ser configurados para apenas funcionar quando a chave estiver conectada, assim os pais podem ter controle de quanto tempo as crianças passam em frente aos videogames.
O custo dessas chaves ainda é um pouco elevado, entre 300 e 800 reais, isso devido ao fato de muitos desses modelos também possuírem tecnologia NFC (o mesmo método de pagamento por aproximação) de desbloqueio, assim é possível utilizar a chave para desbloquear outros dispositivos que utilizam a mesma tecnologia.
Outros artigos interessantes: