A pandemia, seguida pela inflação, tem gerado um enorme estresse para as empresas locais, criando um cenário de incerteza que ameaça a sobrevivência desses negócios nos últimos três anos.
No entanto, há sempre uma luz no fim do túnel. Cada vez mais, empresas estão buscando fórmulas para prosperar em ambientes complexos, e uma delas é oferecida pela InPost, a empresa líder em logística de entregas não-domiciliárias na Europa, com o seu programa de Ponto Pack.
O que é o Ponto Pack?
O Ponto Pack é um programa que permite que os clientes recebam suas encomendas em um ponto de recolha e entrega. Este programa é uma grande revolução logística e está a a ajudar muitas empresas a recuperarem do abismo em que se encontravam. O programa funciona de forma simples: as pessoas fazem suas compras online e escolhem um ponto de entrega conveniente para elas. Em seguida, a InPost entrega as encomendas nesse ponto, onde o cliente pode recolhê-las quando quiser.
Ser um Ponto Pack da InPost: rendimento extra e mais clientes potenciais
A InPost estima que as empresas que aderem à rede de Ponto Pack aumentam o seu volume de negócios anual. E, em Portugal, testemunhos recolhidos em lojas de diferentes ramos de negócio e em vários pontos do país, confirmam essa ideia.
Uma coisa em que todos concordam é que tornar-se um Ponto Pack permite ganhar visibilidade com o aumento do tráfego de quem entra no estabelecimento para recolher as suas encomendas. A Florista Santo António, em Viseu, é um desses Ponto Pack. E apesar de a empresa existir na cidade desde há mais de 30 anos, “desde que somos Ponto Pack que há muitas pessoas que não nos conheciam e que agora se tornaram clientes regulares; aproveitam para levar flores quando vêm cá buscar as encomendas, mas também mesmo noutras ocasiões”.
A loja processa cerca de 1000 encomendas por mês, com picos que já chegaram aos 3000 volumes em meses tipicamente com mais compras online, como é o caso de novembro (por causa da Black Friday) e dezembro.
Cenário semelhante é rescrito pela Papelaria Estádio, no Porto. Este foi um dos primeiros Ponto Pack a funcionar em Portugal e gere hoje cerca de uma centena de encomendas todos os dias. Sem conseguir quantificar o aumento de faturação, o responsável da loja reconhece que, “sem dúvida, que passámos a ter mais negócio desde que somos um Ponto Pack. Há mais movimento na loja, com muitas pessoas que não nos conheciam e, agora, passaram a ser nossos clientes. Ser um Ponto Pack é, decididamente, algo que constitui um bom apoio a pequenas empresas como a nossa”.
Na Nutrição a Granel, em Coimbra, o aumento do negócio desde que a loja se tornou um Ponto Pack foi tão grande que a empresa contratou mais uma pessoa. “Para nós, que somos um negócio de rua, isto é algo que claramente que nos traz mais clientes”, assegura a responsável da loja, que gere entre 1500 e 2000 encomendas todos os meses.
“Para nós, estes testemunhos são uma fonte de orgulho e alegria, uma vez que demonstram que a utilidade do nosso modelo de entrega não-domiciliária não só facilita a vida das pessoas que escolhem a InPost como método de entrega quando fazem compras online e melhora a eficiência das empresas transportadoras, mas também tem um impacto positivo direto no tecido comercial local, que é frequentemente o que mais sofre com qualquer turbulência económica ou social”.
Nicola D’Elia, CEO em Portugal, Espanha e Itália do grupo InPost
Como tornar-se um Ponto Pack InPost
Qualquer comércio local se pode tornar um Ponto Pack. Tabacarias, livrarias, papelarias, lojas de informática, lojas de roupa, floristas, farmácias, mercearias, etc., são todos potenciais parceiros. Tornar-se um Ponto Pack InPost é um procedimento simples que é solicitado através do website da empresa (em https://www.inpost.pt/quero-ser-ponto-pack), que analisa a viabilidade do negócio a adequação às necessidades da rede.
“Pretendemos que o processo para ser um Ponto pack seja muito simples e esteja ao alcance de praticamente qualquer negócio, por isso os requisitos são mínimos, mas com uma lógica para que o sistema funcione e traga benefícios aos nossos parceiros, pois eles também têm de prestar atenção aos seus próprios negócios. Queremos que a nossa proposta beneficie o comércio local, como parte de um modelo empresarial socialmente responsável a vários níveis, tanto do ponto de vista da sustentabilidade como do ponto de vista da conveniência para o utilizador e da eficiência para o estafeta”.
Nicola D’Elia
A InPost tem uma rede de quase 1.000 Ponto Pack em Portugal e mais de 50.000 no conjunto dos dez países onde opera – a maior rede híbrida de pontos de entrega não-domiciliárias (Ponto Pack e Lockers) na Europa.Mais informação: https://www.inpost.pt/quero-ser-ponto-pack
Outros artigos interessantes: