O Microsoft Edge está nas bocas do mundo, especialmente desde que foi oficializada a chegada do viral ChatGPT ao motor de pesquisa Bing. No entanto, essa não parece ser a única excelente notícia que a empresa tem para trazer aos seus utilizadores.
Após um considerável período de testes, a gigante de Redmond começou finalmente a disponibilizar a oferta de VPN integrada no Microsoft Edge. O lançamento está a ser feito de forma faseada, por isso poderá demorar alguns dias até que fique disponível para todos os utilizadores.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
O serviço de VPN não é oferecido pela própria Microsoft, mas sim pela Cloudflare, que coloca à disposição dos utilizadores 3 níveis de segurança que podem ser personalizados através do menu de privacidade do navegador. Ainda que estas funcionalidades estejam disponíveis gratuitamente, já seria de esperar que chegassem com algumas limitações.
Enquanto poderás utilizar a VPN do Microsoft Edge virtualmente para qualquer atividade que faças no navegador, vais estar limitado a 1GB de banda por mês. Ou seja, não é boa ideia utilizares a VPN para fazer streaming the vídeo (Netflix e companhia) ou download de torrents. Eventualmente a empresa irá revelar quais os planos pagos que ficarão disponíveis para os utilizadores, mas entretanto os seus planos passam por torná-los “dependentes” da sua nova VPN.
Esta é mais uma funcionalidade que se poderá revelar extremamente importante na “missão impossível” que o Microsoft Edge continua a ter à sua frente, conseguir alcançar o Google Chrome.
Outros artigos interessantes: