Foi apenas preciso um dia para que o Microsoft Bing conseguisse escalar a montanha das aplicações mais populares na App Store. Não há dúvida de que esta subida foi alimentada pelo recente anúncio da integração do ChatGPT no browser da Microsoft, assim como muitas outras inovações. Como seria de esperar, considerando o verdadeiro fenómeno que tem sido o ChatGPT, a sua integração num motor de busca deixou os utilizadores extremamente curiosos.
Segundo dados avançados pelo TechCrunch, o anúncio fez com que a aplicação Bing sofresse um aumento de 10x nos seus downloads literalmente do dia para a noite. Atualmente posiciona-se no Top 10 de várias categorias, incluindo a 2ª posição na categoria de aplicações para produtividade grátis, ficando apenas atrás do Gmail. Vale salintar que antes do anúncio, a aplicação encontrava-se na 160ª posição, o que nos dá uma melhor ideia do impacto.
Ainda que a apresentação tenha sido oficial, o acesso à funcionalidade de conversação, que tira proveito da tecnologia presente no ChatGPT, continua a estar limitado. Vais precisar de te juntar à lista de espera, podendo o processo ser acelerado caso passes a utilizar o Bing diariamente. Esta parece ser uma estratégia perfeita para tentar conquistar novamente os utilizadores, puxando-os para o mais longe possível da Google. Além disso, ajuda também certamente no controlo do volume de acessos ao serviço, evitando assim potenciais problemas técnicos.
A empresa confirmou que existem já milhões de utilizadores na lista de espera, e que durante as próximas semanas todos eles terão a oportunidade para explorar esta nova funcionalidades.
Resta-nos esperar para ver, mas parece que este “ataque” da Microsoft à Google poderá mesmo conseguir equilibrar a balança, podendo ameaçar o monopólio que tantos anos levou a Google a construir. Por outro lado, poderá também ser apenas devido ao hype criado com o ChatGPT. Tudo irá depender do desempenho real da nova ferramenta, e da resposta (que estará para breve) da Google.
Outros artigos interessantes: