Após a chegada dos últimos iPhone com suporte para tecnologia que tira proveito de comunicações com satélite ficou a ideia que esse seria um dos caminhos a seguir, e a MediaTek vem agora confirmar isso mesmo. A fabricante de processadores para smartphones Android revelou oficialmente que o seu próximo chip irá suportar comunicação satélite.
Novidade: a aplicação do Techenet para Android já está disponível! Experimenta aqui
Este tipo de tecnologia permite que smartphones consigam comunicar em virtualmente qualquer localização no mundo, independentemente de quão remota a localização é e, se não existe qualquer tipo de cobertura de rede móvel. Segundo a empresa, vão apostar no desenvolvimento de duas tecnologias, IoT-NTN e NR-NTN.
A primeira é concebida para ligações de baixo consumo de dados, sendo ideal para o envio e receção de mensagens de texto. A segunda, permite ligações com um maior consumo de dados, sendo perfeita para chamadas de voz e até mesmo vídeo-chamadas.
A MediaTek confirmou também uma nova parceria com a Bullitt que irá trazer suporte para a tecnologia 3GPP NTN nos seus novos smartphones, permitindo a sua ligação à plataforma Bullitt Satellite Connect através da utilização do processador MT6825. Esta ligação será possível a partir de abril deste ano, ficando disponível em smartphones como o Motorola Defy 2 e o CAT S75.
Será interessante ver durante os próximos meses (e anos) se o suporte para comunicação satélite passará a ser uma funcionalidade base dos smartphones em geral, e se os utilizadores terão realmente a possibilidade de tirar proveito desta tecnologia no seu dia a dia.
Outros artigos interessantes: