O ChatGPT chegou no final do ano passado para revolucionar o conceito de “assistente pessoal”, e rapidamente percebemos que irá também revolucionar como pesquisamos conteúdo online, especialmente após ter sido confirmado que a Microsoft o iria integrar no seu motor de busca Bing.
Não levou muito tempo para que se começasse a especular sobre uma possível queda da Google, que poderá ver o seu “monopólio” em risco.
Numa altura em que esperamos pelo mês de março para podermos finalmente dar as boas-vindas à nova (e revolucionária) versão do Bing, um utilizador teve a sorte de se deparar com uma versão de testes onde já estava presente o ChatGPT.
A Microsoft não demorou muito tempo a perceber que havia disponibilizado esta versão de testes para alguns utilizadores, cortando rapidamente o acesso. Mas, Owen Yin teve a perspicácia de captar algumas imagens, permitindo-nos ter uma melhor ideia de como a implementação será feita, e como será a nova “cara” do maior rival do Google.
Bing com ChatGPT vai revolucionar como pesquisamos online, e a Google está em risco
A primeira grande novidade é que a tradicional barra de pesquisa, deixa de ser isso mesmo, passando a ser uma barra de conversação. Apresenta-se com dimensões bastante mais generosas, o que deverá ajudar a incentivar os utilizadores a utilizar uma escrita mais natural quando realizam pesquisas, em vez de se focarem apenas em palavras-chave.
Os resultados são apresentados na forma de conversação, como se de uma plataforma de mensagens se tratasse. No entanto, parece que todos os resultados de pesquisa que o ChatGPT se basear para apresentar a resposta serão referenciados, permitindo aos utilizadores aceder aos respetivos sites para obter mais informações.
Além disso, Owen refere ainda que a tradicional barra de pesquisa não irá desaparecer, sendo possível navegar entre o modo de pesquisa tradicional e o novo modo de conversação com apenas um clique.
Para já sabemos apenas que a Microsoft tem planos para lançar a nova versão do Bing com o ChatGPT em março, mas não foram reveladas datas específicas.
Outros artigos interessantes: