Há dois anos a DJI introduziu no mercado a linha de drones Mini SE, destinada a permitir ao utilizador comum experienciar as maravilhas do mundo dos drones, assim como ser capaz de suportar o investimento. Durante muito tempo, comprar um drone obrigava a realizar um investimento considerável, o que acabava por afastar potenciais novos utilizadores.
Agora, foi lançado o novo DJI Mini 2 SE, trazendo consideráveis melhorias que elevam a experiência de utilização para um novo patamar, mantendo um preço bastante acessível mesmo trazendo avançadas tecnologias. Mas quais são exatamente as diferenças entre o DJI Mini 2 SE e o original Mini SE?

Principais diferenças entre os dois drones de entrada da DJI: DJI Mini 2 SE e Mini SE
Ainda que a diferença não seja tão grande quanto isso, podemos ver uma positiva melhoria tanto na velocidade de subida como na velocidade de descida, o que irá melhorar a experiência de levantar voo e regressar ao chão. A velocidade de voo também apresentou melhorias, com o DJI Mini 2 SE a conseguir alcançar uma velocidade de voo horizontal máxima de 16 metros por segundo, enquanto o modelo original se fica pelos 13m/s.
No que respeita à sua autonomia, o novo modelo apresenta apenas mais um minuto no tempo total de utilização em uma carga (31 minutos). No entanto, se considerarmos todas as melhorias tecnológicas implementadas, é um fator muito positivo, especialmente se considerarmos que a bateria tem a mesma capacidade.
Graças à adição de suporte para tecnologia de navegação por satélite Galileo, os utilizadores poderão contar com um posicionamento mais preciso e rápido, assim como melhorias na performance das várias funcionalidades autónomas. O sistema Galileo foi implementado pela União Europeia, e tornou-se num sistema utilizador globalmente.
Por sua vez, na categoria de fotografia ambos os modelos chegam com o mesmo sensor de 12MP, mas o DJU Mini 2 SE oferece também suporte para formato RAW, o que irá oferecer uma maior versatilidade na hora de editar imagens.
Muito provavelmente as maiores diferenças serão sentidas na transmissão de imagem durante o voo, uma vez que o DJI Mini 2 SE chega equipado com a tecnologia DJI O2. Esta tecnologia suporta transmissão de imagem numa distância de até 10 quilómetros. Por sua vez, o modelo original suporte transmissão de imagem através de Wi-Fi, um sistema muito criticado por utilizadores devido à sua instabilidade.
Outra melhoria chega com a introdução do comando DJU RC-N1, que permite alcançar consideráveis melhorias na transmissão de imagem, sendo sempre em alta definição e muito mais estável.
Qual a diferença de preços entre o DJI Mini 2 SE e o Mini SE?
Em Portugal, o DJI Mini SE pode ser comprado através do site oficial da marca por um preço base de 299 euros, com o pacote Fly More Combo a custar 399 euros. Infelizmente, para já na loja oficial da DJI em Portugal existem apenas acessórios à venda para o novo modelo. Apesar de ainda não se saber o preço oficial do DJI Mini 2 SE para o mercado português, sabemos que chega aos Estados Unidos com um preço base de 369 dólares, com o pacote Fly More Combo a custar 519 dólares.
Outros artigos interessantes: