Não há grandes dúvidas de que a bateria do teu smartphone é um dos principais elementos, pois sem ela o dispositivo simplesmente não funciona. Por isso, é importante garantir que tens todos os cuidados necessários para garantir que esta dure o máximo de tempo possível, e mantenha o mais elevado nível de performance.
Curiosamente, um dos principais motivos de desgaste adicional em baterias de smartphones está relacionado com maus hábitos de carregamento. Muito provavelmente cometes alguns destes erros, mas podes parar já hoje!
Em baixo vais encontrar 3 dicas sobre hábitos de carregamento que te vão ajudar a maximizar o tempo útil de vida da bateria do teu smartphone.
1. Remove a capa de proteção antes de deixares o smartphone a carregar
Com o preço dos smartphones a subir exponencialmente ao longo dos últimos anos, tornou-se quase obrigatória a utilização de uma capa protetora com qualquer smartphone. Estas capas são extremamente úteis para garantir que o dispositivo sobrevive qualquer tipo de pequeno acidente na sua utilização diária, mas ao contrário do que muitos utilizadores pensam, nem tudo é um “mar de rosas”.
Se tens uma capa no teu smartphone, quase de certeza que nem sequer pensas em remover a capa antes de colocares o dispositivo a carregar. Este é o primeiro hábito que deves adotar, pois carregar o smartphone com a capa poderá causar dois problemas bastante sérios:
- Sobre aquecimento da bateria
- Danos para a porta de carregamento
2. Carregamento rápido é fantástico, mas tens de ter cuidado!
Especialmente quando olhamos para os smartphones Android, as capacidades de carregamento rápido são cada vez mais impressionantes, com smartphones a alcançarem valores que já batem nos 200W. Por isso, a tentação de utilizar sempre o carregador mais potente para tirar proveito destas capacidades é totalmente compreensível.
No entanto, pode não ser o melhor hábito. Ainda que o carregamento rápido (40W ou superior) permita tempos reduzidos em que o smartphone não está a ser utilizado, estas potências degradam a tua bateria muito mais rápido do que possas imaginar.
Por isso, a recomendação passa por ter um segundo carregador com velocidades mais reduzidas para quando planeias em deixar o smartphone a carregar durante mais tempo (por exemplo à noite). Desta forma, passas a recorrer ao carregamento rápido apenas quando realmente precisas.
3. Não deixes a bateria do teu smartphone ficar totalmente vazia
Por fim, esta é uma dica falada já há largos anos, mas que muitos utilizadores continuam a ignorar. Para proteger ao máximo a bateria do teu smartphone é importante que nunca a deixes ficar totalmente vazia, pois isso afeta drasticamente a performance da célula, o que afeta obviamente o seu tempo de vida.
As baterias utilizadas em smartphones passam a funcionar em elevados níveis de stress quando chegam a valores que rondam os 10% – 15%, por isso evita deixar que o teu smartphone chegue a percentagens reduzidas de bateria antes de o meteres a carregar.
Outros artigos interessantes: