Já há muito tempo que uma das principais dores de cabeça do WhatsApp é o envio de fotografias. Para enviar imagens da internet, ou fotografias em que a qualidade original não é o mais importante, tudo funciona na perfeição, mas o caso muda de figura quando precisas de manter a qualidade da imagem intacta.
Os mecanismos de compressão do WhatsApp são extremamente agressivos, normalmente reduzindo o tamanho (e qualidade) das fotografias para níveis que as tornam praticamente inutilizáveis para qualquer outro propósito. Por isso, os utilizadores já se habituaram a encontrar alternativas para quando precisam de enviar fotografias aos seus amigos como, por exemplo, o Gmail e Telegram.
Agora, segundo informações adiantadas pelo site WABetaInfo, vamos finalmente receber suporte para a tão desejada funcionalidade. Muito em breve, os utilizadores poderão decidir qual a qualidade desejada para o envio de imagens.
Ao olharmos para a imagem partilhada, vemos que a sua utilização será feita de forma muito simples. Quando fores enviar uma imagem vais passar a ter um novo ícone na barra presente no topo do ecrã. Através do ícone da “roda dentada” vais poder escolher a qualidade desejada para o envio da foto.
Não sabemos ainda se já é uma decisão definitiva, mas pelo menos para já, ficarão disponíveis 3 opções:
- Automático, onde será atribuída prioridade à qualidade apenas quando o smartphone está ligado a uma rede WiFi
- Melhor qualidade, onde a compressão estará limitada a 80% e será habitualmente aplicada a fotografias com uma resolução superior a 2048 x 2048
- Poupança de dados, vai otimizar e comprimir a imagem ao máximo para consumir o mínimo de dados possível
Não há data concreta para o lançamento desta novidade para todos os utilizadores, mas tudo indica que poderá ser muito em breve.
Outros artigos interessantes: