Já há algum tempo que o TikTok se encontra sob investigação por parte da União Europeia, e agora novas informações indicam que a rede social poderá mesmo acabar por ser banida na Europa. Isto porque a UE pressiona o TikTok para que cumpra com todas as regras da nova regulamentação DSA (Digital Services Act).
Esta nova regulamentação tem como principal objetivo colocar todas as grandes redes sociais (TikTok, YouTube, Twitter e Facebook) sob o olhar atento dos reguladores, visto que todas as plataformas com mais de 45 milhões de utilizadores são obrigadas a cumprir com as novas regras.
As preocupações da União Europeia começaram no ano passado, quando surgiram relatórios a confirmar que funcionários do TikTok acediam a informações armazenadas em servidores americanos. Como seria de esperar, estas variações no acesso à informação levantaram preocupações por parte da UE no que respeita a privacidade e segurança dos dados pessoais e privados dos utilizadores.
Um dos comissários da União Europeia, Thierry Breton, realçou que o Tiktok tem de alinhar-se com estes regulamentos até ao dia 1 de setembro. Uma possível falha desta data poderá resultar em multas referentes em até 6% das receitas anuais da empresa, ou até mesmo uma proibição total de atividade na Europa.
Caroline Greer, Diretora de políticas públicas do TikTok, afirmou através da sua conta no Twitter que Breton e Shou Chew tiveram uma reunião muito produtiva, onde a empresa salientou o seu agrado em poder comprometer-se em cumprir todas as diretrizes da DSA.
Outros artigos interessantes: