A sustentabilidade está em alta para a preservação do planeta. Os painéis solares ganham força em muitos ambientes e os carros movidos à energia elétrica ganham força. Porém, nos veículos elétricos tradicionais, recarregados em tomadas, as baterias duram pouco e precisam voltar para receber carga com frequência. No entanto, o cenário está mudando. O veículo Lightyear 0 une as duas tendências: é elétrico e movido à energia solar, podendo ficar meses sem ser conectado a uma fonte de energia elétrica.
O Lightyear 0, um sedã elétrico produzido pela startup holandesa Lightyear, apresenta painéis solares de curva dupla, que o possibilita carregar enquanto está sendo dirigido ou mesmo estacionado ao ar livre. Apesar de contar com uma bateria de 60 kWh, não é necessário carregá-lo em uma tomada. A energia para o seu funcionamento vem do sol.
Funcionamento dos painéis solares no carro elétrico
A energia fotovoltaica é realidade para muitos que instalam placas em suas residências e comércios para se ter autonomia na produção de energia elétrica. Essa possibilidade também chegou para os automóveis. A facilidade de utilizar uma fonte de energia tão abundante diretamente no veículo tem potência para ser a nova revolução no mercado dos carros elétricos.
A estimativa da empresa holandesa é que os painéis solares adicionem 70 quilômetros por dia de alcance. Todo o funcionamento do Lightyear 0 é diferente; Ele conta com quatro motores elétricos em suas rodas. Isso faz com que ele possa ir de 0 a 100 km/h em somente 10 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 160 km/h.
Design sustentável e diferenciais
Não somente sua operação é sustentável, mas também o seu design. Ele usa materiais de origem natural ou vegana em sua composição. Seus assentos, por exemplo, são revestidos de camurça de microfibra – opção à camurça feita de pele de animais – e têm detalhes em palma de vime, uma fibra oriunda do salgueiro.
O preço do Lightyear 0 é elevado, em torno de US$ 260 mil. Para os que não podem pagar tanto, mas gostaram da ideia, a boa notícia é que o mesmo fabricante já está desenvolvendo outro modelo mais barato, que seria comercializado por cerca de US$ 30 mil. A previsão é que a produção comece até o início de 2025.
Carros elétricos em destaque no combate à poluição
Com alta demanda, é possível que apareçam competidores que levem a ideia adiante. Com os veículos elétricos ganhando mais e mais força, os tradicionais devem ficar para trás. A União Europeia (EU), inclusive, já chegou a um acordo para a lei que proibiria a venda de carros novos à gasolina e a diesel já a partir de 2035.
A obrigatoriedade dos veículos elétricos no futuro na EU vai ajudar a combater as mudanças climáticas. A iniciativa deve cortar as emissões de CO2. Ao impedir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis em 27 países que a compõem, geram um grande incentivo para outros países do mundo.
A tendência é que os carros com emissão zero se tornem mais baratos e acessíveis para todos que quiserem adquiri-los. O desenvolvimento de novas tecnologias deve impactar o mundo. No Brasil, os veículos elétricos vão, aos poucos, ganhando espaço.
Enquanto a maior parte da eletricidade para o carregamento dos veículos vem da rede tradicional, muitos já estão investindo em carregadores de carros elétricos alimentados por energia solar. É uma forma sustentável de gerar energia e ainda sem custo.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: