O mais recente fenómeno online tem o nome de ChatGPT, um serviço online criado pela OpenAI que tira proveito de avanços tecnológicos feitos na área da inteligência artificial. Nos dias que se seguiram ao seu lançamento, em novembro, foram contabilizados largos milhões de utilizadores ativos, o que fez com que os seus servidores rapidamente apresentassem dificuldades em lidar com tantos acessos.
Como acontece em qualquer outro mercado, a grande popularidade deste serviço apresentou-se como uma oportunidade para “atores menos fidedignos”, que decidiram criar aplicações falsas para se aproveitarem de utilizadores menos atentos. Ao longo dos últimos meses começaram a surgir inúmeras aplicações, tanto na Google Play Store como na App Store, que prometem oferecer o serviço do ChatGPT nos smartphones.
No entanto, é importante realçar desde já que qualquer aplicação que possas encontrar para o teu smartphone que prometa ser o ChatGPT, é falsa! Desde o seu lançamento até ao dia de hoje, a OpenAI nunca disponibilizou uma versão móvel do seu serviço, mantendo-se acessível apenas através da versão web.
Cuidado com aplicações falsas do ChatGPT na Google Play Store e App Store
Como seria de esperar, todas estas aplicações falsas do ChatGPT têm um propósito malicioso. Na sua maioria, estas aplicações obrigam os utilizadores a pagar para ter acesso às prometidas funcionalidades, tendo depois uma desagradável surpresa.
Além disso, é também preocupante as possibilidades de injeção de malware nos dispositivos, podendo colocar em risco as informações privadas e sensíveis dos utilizadores.
Outros artigos interessantes: