O atual CEO da Apple, Tim Cook, vai ter o seu salário reduzido em 40% este ano. Estas medidas aplicadas pelo comité de compensações da Apple tiveram em consideração os resultados da votação Say on Pay e ainda recomendações do próprio Tim Cook. Mas, apesar de ter o seu salário praticamente partido ao meio, não penses que o “Tio Cook” terá problemas financeiros este ano…
Os objetivos para o seu salário em 2023 rondam os 49 milhões de dólares, menos 35 milhões do que no ano passado. No que respeita aos seus incentivos, permanecerão iguais nos 6 milhões de dólares.
Relembro que em 2021 Tim Cook acabou com um salário anual a rondar os 99 milhões de dólares, e em 2022 de 100 milhões. Ainda que o corte seja substancial, espera-se que o resultado final em 2023 seja também consideravelmente superior a 49 milhões. Ainda assim, este é um passo importante na estrutura de pagamentos da Apple, especialmente após terem sido tecidas críticas por parte da empresa Institutional Shareholder Services, que apontou o dedo à forma como toda a estrutura está organizada e à falta de critérios de desempenho.
Outros artigos interessantes: