Tal como seria de esperar, o ano arranca com várias batalhas entre novos smartphones, e uma das mais interessantes é entre o iQOO 11 e o OnePlus 11. Obviamente que o smartphone da OnePlus terá mais procura na Europa, especialmente porque a sua rival ainda não decidiu investir a sério na sua expansão para a Europa.
No entanto, podes facilmente encontrar alguns dos seus melhores smartphones na loja online TradingShenzhen, com preços muito interessantes. Curiosamente, já podes encomendar qualquer um dos modelos mais recentes da fabricante, como o iQOO 11 por apenas 727 euros e o iQOO 11 Pro por 857 euros.
Colocando o mais recente topo de gama da iQOO e da OnePlus lado a lado, encontramos facilmente 5 fatores que tornam a oferta da fabricante “menos reconhecida” muito mais interessante:
- Ecrã
- Jogos
- Câmara
- Design
- Desempenho em carregamento
5 detalhes que tornam o iQOO 11 superior ao OnePlus 11
O iQOO 11 chega equipado com um impressionante ecrã E6 AMOLED de 6,78″ polegadas com suporte para uma resolução 2K. Além disso, os utilizadores podem ainda contar com um brilho máximo de 1,800 nits, que deverá resultar numa fantástica experiência HDR. Claramente o OnePlus 11 está num patamar inferior, com um painel E4 AMOLED e brilho máximo de 1,300 nits. Além disso, o topo de gama da iQOO tem ainda suporte para uma taxa de atualização de 144Hz, enquanto o OnePlus se fica pelos 120Hz.
No que respeita ao desempenho em jogos, os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Ainda que ambos os smartphones cheguem equipados com o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, o iQOO 11 chega com uma arma secreta que promete elevar a experiência de jogo para um patamar mais elevado.
Graças à integração do seu próprio processador V2 com 45MB SRAM, o smartphone consegue oferecer uma qualidade superior no que respeita ao processamento de imagens e computação de inteligência artificial. Na prática, isto resulta na possibilidade de oferecer fps (frames por segundo) mais elevados em jogos que estejam limitados a 60fps ou 90fps.
O segmento fotográfico é muito provavelmente onde estes dois smartphones se encontram num patamar muito semelhante, sendo apenas um pequeno detalhe que poderá fazer com que o iQOO 11 seja superior. Ao contrário do OnePlus 11, o dispositivo da iQOO chega com suporte para uma funcionalidade chamada “Real-time Extreme Night Vision”, que permite ter uma visão noturna para gravação de vídeos.
Obviamente que o design é sempre subjetivo ao gosto pessoal de cada utilizador. Ainda assim, podemos considerar que o iQOO 11 apresenta um design superior graças à parceria com a BMW, chegando com um painel traseiro a imitar pele, melhorando também a experiência de manuseamento.
Por fim, temos a sua capacidade de carregamento. Ambos os topos de gama chegam equipados com uma bateria de 5,000mAh, mas o iQOO 11 volta a levar a melhor sobre o OnePlus 11 graças ao seu carregamento rápido a 120W, conseguindo carregar a totalidade da sua bateria em apenas 25 minutos.
Outros artigos interessantes: