A espera de muitos fãs da gigante chinesa terminou finalmente, com os seus novos smartphones topo de gama para 2023 apresentados oficialmente na China – Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro. O evento realizou-se ontem, após a sua data original (1 de dezembro) ter sido cancelada devido à morte de um antigo presidente chinês.
Os muitos rumores sobre estes smartphones permitiram com que já tivéssemos uma boa ideia do que esperar, mas como sempre, não há nada melhor do que termos informações oficiais diretamente da fabricante. Ao que parece, estes parecem ser finalmente os verdadeiros rivais da Samsung que os fãs da Xiaomi tanto desejavam.
Durante a apresentação decidiram dar grande destaque aos seus módulos fotográficos, que desta vez chegam com selo Leica, graças à sua recente parceria. Assim sendo, podemos esperar fantásticos resultados em ambos os modelos.
Xiaomi 13 Pro assume-se como a nova estrela da fabricante chinesa
Tal como seria de esperar, grande parte da atenção recaiu sobre o Xiaomi 13 Pro, que se assume claramente como o mais aliciante smartphone disponibilizado pela gigante chinesa. Com uma lista de especificações luxuosa, os utilizadores podem contar com muito valor para o seu dinheiro.
A primeira coisa que os utilizadores irão ver é o seu ecrã LTPO AMOLED curvo de 6,73″ polegadas, com uma resolução 2K, brilho máximo de 1900 nits e uma taxa de atualização de 120Hz. Para tentar garantir o máximo de proteção, a marca apostou num vidro Gorilla Glass Victus.
O controlo de toda a máquina foi atribuído ao novo processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2, que será apoiado por até 12GB de RAM e 512GB de armazenamento.
No segmento fotográfico o Xiaomi 13 Pro apresenta uma tripla câmara traseira, com um sensor principal de 50MP (1″ polegada, Sony IMX989) com suporte para estabilização ótica de imagem, lente ultra grande angular de 50MP e uma telefoto de 50MP (zoom ótico de 3.2x). É importante realçar uma vez mais que estas lentes têm todas, melhorias e otimizações Leica.
Para garantir o melhor desempenho possível no que respeita à sua autonomia, chega equipado com uma bateria de 4,820mAh com suporte para carregamento rápido a 120W. Além disso, suporta ainda carregamento sem fios a 50W e reverso a 10W.
Preço e opções de memória do Xiaomi 13 Pro
- 8GB de RAM + 128GB de armazenamento – 681 euros
- 8GB de RAM + 256GB de armazenamento – 736 euros
- 12GB de RAM + 256GB de armazenamento – 790 euros
- 12GB de RAM + 512GB de armazenamento – 858 euros
Xiaomi 13 promete grande potência num formato compacto
Ainda que não consiga colocar-se lado a lado com o seu “irmão mais velho”, o Xiaomi 13 poderá facilmente revelar-se como sendo o smartphone perfeito para muitos utilizadores. Isto porque consegue garantir um nível de desempenho extremamente elevado nos mais variados segmentos, enquanto mantém um formato bastante compacto, uma das prioridades de muitos utilizadores hoje em dia.
Começando pelo seu ecrã, temos um painel AMOLED de 6,36″ polegadas com uma resolução Full HD+, suporte para brilho máximo de 1900 nits e uma taxa de atualização de 120Hz. Tal como no modelo Pro, também o Xiaomi 13 chega com o processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 a controlar todas as operações, oferecendo também as mesmas opções de memória.
No segmento fotográfico é onde vemos os maiores compromissos, ainda que não deixe de apresentar especificações impressionantes. Este topo de gama tem uma tripla câmara traseira composta por um sensor principal de 50MP (Sony IMX800), apoiado por uma lente ultra grande angular de 12MP e uma telefoto de 10MP.
O Xiaomi 13 chega com uma bateria de 4,500mAh com suporte para carregamento rápido a 67W, mantendo o carregamento sem fios a 50W e reverso a 10W.
Preço e opções de memória do Xiaomi 13
- 8GB de RAM + 128GB de armazenamento – 545 euros
- 8GB de RAM + 256GB de armazenamento – 586 euros
- 12GB de RAM + 256GB de armazenamento – 627 euros
- 12GB de RAM + 512GB de armazenamento – 681 euros
No entanto, é importante realçar que os preços revelados oficialmente para ambos os modelos são apenas aplicados ao seu lançamento na China, sendo que uma vez confirmado o seu lançamento global, deverão ser revelados novos valores com um considerável aumento.
👍🏻 Outros artigos interessantes: