Aparecer para seus clientes é um pré-requisito para quem deseja ter sucesso com Marketing Digital e lojas virtuais. E isso se explica de maneira bem simples: se o cliente não te encontrar, ele não compra de você!
Entretanto, em meio a milhões de sites, pesquisas e possibilidades que são apresentadas aos consumidores toda vez que eles “dão um Google”, como se destacar em meio a multidão?
A resposta também é simples, já que aparecer nas primeiras posições dos mecanismos de busca garante mais acessos e, por consequência, mais conversões.
No texto de hoje vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre tráfego orgânico e como escolher a estratégia de aquisição que mais combina com a sua empresa.
Boa leitura!
O que é Tráfego Orgânico?
Para entender como o tráfego orgânico funciona na prática, pense na última pesquisa que você fez no Google.
Tenho certeza de que, após pesquisar, você acessou os primeiros sites ranqueados na página, certo? Esse é o comportamento recorrente nos clientes, de modo que o primeiro posicionado nesse buscador fica com mais de 30% dos cliques.
Quando pesquisamos no Google, Bing ou Yahoo! e acessamos um site que não apresenta a tag de “anúncio” em sua chamada, estamos praticando o tráfego orgânico.
Ele é uma estratégia muito almejada pelas empresas uma vez que é gratuito e se mantém por si mesmo!
A ideia com essa metodologia é deixar que seus clientes cheguem até você e facilitar esse caminho para eles.
Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
Como mencionamos, a principal vantagem de usar tráfego orgânico na aquisição de clientes é o fato dele ser gratuito.
Em contrapartida, essa é uma estratégia muito mais demorada de ser implementada e gerar resultados.
No outro lado dessa moeda está o tráfego pago, responsável pelos anúncios em redes sociais, buscadores online e outros. Essa é uma estratégia muito mais cara, porém que gera resultados rápidos, já que automaticamente é possível colocar uma das páginas de seu site entre as primeiras posições.
Na imagem abaixo conseguimos ver, em laranja, como um anúncio pago aparece no Google e como um site ranqueado organicamente, em verde, aparece na mesma pesquisa.
Por mais que o comportamento do consumidor nos diga que os clientes dão preferência a acessar páginas que não são vinculadas a anúncios, em uma busca rápida são sempre os primeiros sites a serem acessados.
Mas então qual a melhor opção para seu negócio, investir dinheiro no tráfego pago ou tempo no tráfego orgânico?
Que tipo de tráfego devo escolher?
Não existe certo ou errado na hora de tomar essa decisão, apenas qual dos dois caminhos será mais vantajoso para sua empresa.
Caso escolha o tráfego pago, saiba que precisará investir dinheiro nas palavras-chave do seu negócio, as quais podem variar bastante de preço.
Estudar seu mercado antes disso e fazer até mesmo alguns testes para entender o custo benefício desse tipo de tráfego para o seu negócio é uma metodologia inteligente.
Por outro lado, se decidir que o tráfego orgânico combina mais com sua empresa, não espere resultados instantâneos.
Uma das bases desse tipo de tráfego é o trabalho de SEO e Marketing de Conteúdo para trazer mais valor para seu site ao responder os questionamentos dos clientes.
Estratégias de link building também contribuem muito para esse tipo de tráfego. Entretanto, todas essas são metodologias que demandam tempo e esforço, apesar de serem extremamente baratas.
Desse modo, pondere o que é melhor ser gasto nesse momento – tempo ou dinheiro – para tomar sua decisão.
Conclusão
O tráfego orgânico é uma das maneiras mais eficientes de solidificar a importância de uma marca no mercado e torná-la referência em um assunto.
Ser o primeiro colocado quando o cliente pesquisa mostra a ele autoridade e confiança, de modo que sua empresa já saia à frente dos concorrentes. E para te ajudar a implementar esse tráfego em seu site, separamos um passo a passo completo que pode ser acessado aqui!
Antes de começar a investir em Tráfego Orgânico, apenas não se esqueça de nos contar o que achou do conteúdo!
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: