Já há muito tempo que se fala na imposição da utilização de entradas USB-C na União Europeia, o que iria obrigar a Apple a finalmente introduzir este tipo de entrada no iPhone, que até hoje continua a chegar com a sua entrada proprietária.
Agora, foi finalmente publicado no Official Journal da União Europeia a diretiva “Common Charger”, confirmando não só a sua implementação, mas também qual é a data oficial. A partir do dia 28 de dezembro de 2024, todos os smartphones vendidos na Europa terão de suportar USB-C. Aliás, esta diretiva implica muito mais que smartphones, sendo aplicável a todos os dispositivos eletrónicos que cheguem equipados com uma bateria recarregável.
Mais ainda, qualquer bateria que suporte carregamento de pelo menos 15W, têm também de integrar USB Power Delivery.
É verdade que ainda falta bastante tempo até que esta diretriz seja aplicada, mas como já diz o velho ditado “mais vale tarde que nunca”. Não há dúvida que o impacto de maior destaque recai sobre os iPhones, até porque os restantes dispositivos da Apple já utilizam USB-C. No entanto, vale também realçar que estas medidas vão finalmente eliminar a utilização do frustrante micro-USB.
👍🏻 Outros artigos interessantes: