O concurso anual Huawei Global App Innovation Contest (“Apps UP”) atribuiu um prémio total de 1 milhão de dólares e contou com mais de 2,5 mil aplicações inscritas.
A Huawei acaba de anunciar os vencedores do Huawei Global App Innovation Contest 2022 (Apps UP 2022), o concurso anual de inovação para aplicações HMS. O concurso, com um prémio global de 1 milhão de dólares, tem a duração de mais de 100 dias e abrange mais de 200 países e regiões da Europa, China, Ásia-Pacífico, Médio Oriente, África e América Latina. Find words puzzle game, GreenIt, LingoBoard, Airt e Infinitale são alguns dos vencedores dos prémios Huawei Apps UP 2022.
Mais de 5 mil equipas em todo o mundo participaram este ano com 2,5 mil aplicações inscritas. Dessas equipas, 530 eram estudantes e mais de 500 equipas eram compostas por mulheres. A Huawei atribuiu prémios nas categorias de Melhor Jogo, Melhor Aplicação, Tech Women’s Award e Melhor Aplicação de Impacto Social.
O concurso atraiu uma vasta gama de trabalhos inovadores, incluindo os relacionados com educação e comunicação científica, meios de comunicação e entretenimento, fitness e saúde, serviços de estilo de vida, cuidados de saúde e ferramentas utilitárias. Os programadores de todo o mundo foram encorajados a potenciar novos paradigmas digitais através da inovação e a promover tecnologias inclusivas, algo que se destacou nas candidaturas deste ano.
Vencedores do Apps UP 2022 na Europa
Na Europa, 30 candidaturas foram pré-selecionadas para chegar à final. Os vencedores, anunciados através de uma Cerimónia de Prémios Online, a 5 de dezembro de 2022, são provenientes da Alemanha, Itália, Hungria, Suécia, Espanha, Roménia, Turquia, Polónia, Moldávia, Reino Unido e Austrália.
Os vencedores do Apps Up 2022 para a categoria de Melhor Jogo são:
- Find words puzzle game (Moldávia) – Jogo puzzle de palavras.
- Cooking Chef: Restaurant Games (Espanha) – Um divertido jogo incremental que combina a agilidade do jogador para preparar refeições rápidas com uma história divertida.
- Age of Dynasties: Shogun (Itália) – Uma série de videojogos que permite ao jogador liderar a sua dinastia sobre um determinado contexto histórico.
O título de Melhor Aplicação foi atribuído às seguintes aplicações:
- GreenIt (Alemanha) – Permite aos utilizadores rastrear a sua pegada de carbono.
- The Companion (Turquia) – Ajuda os doentes e os seus prestadores de cuidados de saúde a ultrapassar as barreiras da fala.
- Notebloc PDF Scanner App (Espanha) – Auxilia os utilizadores a digitalizar, guardar e organizar os seus documentos.
O prémio do All-Scenario Coverage foi para:
- GPS Navigation [Watch3] (Polónia) – Uma aplicação de navegação que se conecta perfeitamente entre o telemóvel e o smartwatch do utilizador.
Os vencedores do prémio da melhor inovação HMS são:
- LingoBoard (Austrália) – Traduz textos em qualquer aplicação móvel usando apenas um teclado.
- Themetic App (Reino Unido) – Traz papéis de parede estéticos para os ecrãs dos utilizadores.
- 3D Live Scanner (Alemanha) – Um scanner universal 3D para interiores, exteriores e rostos.
O Tech Women’s Award foi atribuído às seguintes aplicações:
- Airt (Hungria) – Uma aplicação de Inteligência artificial que converte texto em imagens.
- Work Shift Calendar (Espanha) – Uma aplicação de organização para trabalhadores por turnos.
- Fuel Journal (Roménia) – Ajuda os utilizadores a localizar os postos de abastecimento e a controlar o custo do combustível.
O prémio de inovação para estudantes foi entregue às aplicações:
- Infinitale (Itália) – Uma aplicação de narrativa interativa que coloca os utilizadores em diferentes caminhos utilizando a Inteligência Artificial.
- WhatisRemoved+ (Espanha) – Permite aos utilizadores monitorizar as notificações e pastas no telefone.
- WhatIsIt (Turquia) – Ajuda as crianças com dificuldades de aprendizagem a aprender sobre objetos no seu ambiente, tirando fotografias e ajudando a descrevê-los.
O top 3 do prémio do Melhor Impacto Social são:
- GreenIt (Alemanha) – Permite aos utilizadores rastrear a sua pegada de carbono.
- Embroidery Designer (Suiça) – Ajuda a criar desenhos que podem ser bordados em roupa e acessórios.
- The Companion (Turquia) – Ajuda os doentes e os prestadores de cuidados de saúde a ultrapassar as barreiras da fala.
As menções honrosas são:
- Clover Pill Reminder (Espanha) – Uma aplicação de saúde que relembra os utilizadores quando devem tomar a sua medicação.
- Beer With Me (Suécia) – Uma aplicação social que notifica os amigos quando estiver a beber para que se possam juntar.
- Azan Time Pro – Prayer Time Quaran (Turquia) – Uma aplicação dedicada a ajudar os muçulmanos de todo o mundo a viver a sua vida diária com ferramentas para identificar o tempo de oração.
- CYAN | Live News Alerts (Espanha) – Uma aplicação que dá aos utilizadores o poder de explorar acontecimentos que os interessam em todo o mundo e em diferentes línguas.
- Madrid Transporte – EMT Metro (Espanha) – Uma aplicação que ajuda as pessoas a usufruir ao máximo dos transportes públicos em Madrid.
“Este ano, a qualidade dos candidatos do Apps UP 2022 superou, claramente, as nossas expectativas. Ficámos surpreendidos com o incrível talento dos candidatos, mostrando o verdadeiro espírito inovador e a vontade de ajudar a construir, em conjunto com a Huawei, uma sociedade melhor, enquanto parte da comunidade de programadores da marca. Em destaque, encontrámos aplicações revolucionárias que mudam completamente a forma como as pessoas interagem umas com as outras nos seus dispositivos; designs fora da caixa que criam novas experiências em jogos e ainda entrega de conteúdos digitais”.
Jaime Gonzalo, VP da Huawei Mobile Services Europe.
“Desde que o concurso arrancou, em julho, milhares de indivíduos apaixonados apresentaram as suas ideias de aplicações originais e revolucionárias. Ficámos impressionados com a diversidade, significado e ambição de cada projeto em áreas como a educação e ferramentas de cuidados de saúde”.
Aoife Brodigan, Diretor de Marketing da Huawei Mobile Services
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: