Todos os dias, milhões de pessoas usam o Google e o YouTube para aceder a informação precisa e ajudá-las a destrinçar os factos da ficção. Levamos muito a sério o desafio de combater a disseminação da desinformação online, mas isto não é nada que possamos fazer sozinhos.
Hoje, a Google, em parceria com o YouTube, o Instituto Universitário Europeu e a Fundação Calouste Gulbenkian, junta legisladores europeus, ONGs, organizações de notícias, académicos e empresas de tecnologia para colaborar e partilhar conhecimento sobre o combate à desinformação. Mais de 920 pessoas em Bruxelas e online irão participar na discussão, com palestras lideradas por especialistas da área da desinformação.
Hoje estamos a anunciar mais formas de reforçar os esforços de literacia digital através de parcerias e iniciativas em toda a Europa, nomeadamente:
- A Google e o YouTube estão a anunciar a atribuição de US$ 13,2 milhões para a Rede Internacional de Verificação de Factos (IFCN) para lançar um novo Fundo Global de Verificação de Factos para apoiar a sua rede de 135 organizações de verificação de factos em 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas. Baseado no nosso trabalho anterior para responder à desinformação, esta é a maior contribuição única da Google e do YouTube para a verificação de factos.
- A Google.org está a disponibilizar uma contribuição de $2.5M à TechSoup Europe para lançar um fundo de aceleração e irá ajudar ONGs na luta contra a desinformação, juntamente com outra contribuição para a Demagog para construir um ecossistema de verificação de factos na região.
- O YouTube lançou a iniciativa de literacia digital, “Hit Pause”, para ajudar as pessoas a avaliar o conteúdo que assistem e partilham, disponibilizando dicas sobre como identificar diferentes táticas de manipulação usadas para espalhar desinformação.
👍🏻 Outros artigos interessantes: