Aquando do lançamento do novo iOS 16.1 a Apple disponibilizou uma nova funcionalidade de segurança para os utilizadores dos iPhone 14, permitindo que estes entrem em contacto com serviços de emergência através de satélite. Esta funcionalidade mantém-se operacional mesmo quando não existe nenhum tipo de ligação móvel ou WiFi.
Enquanto muitos apelidaram esta funcionalidade de “gimmick”, surgiu agora a primeira aplicação real da funcionalidade SOS. No dia 1 de dezembro, os serviços de emergência no Alasca receberam um alerta de um homem que havia ficado preso enquanto fazia uma viagem na sua moto de neve. O homem encontrava-se numa localização remota sem acesso a redes móveis, recorrendo por isso ao serviço SOS do seu iPhone 14.
O Centro de Resposta a Emergências da Apple trabalhou diretamente com os serviços locais para organizar uma busca direcionada para as coordenadas de GPS enviadas pela funcionalidade SOS. Felizmente, o homem foi resgatado de forma bastante rápida e não susteve nenhuma lesão.
Ainda que a Apple indique a ligação ao satélite poderá não funcionar em locais acima da latitude 62º, este acontecimento comprova que essa é apenas uma indicação de segurança, visto que o local onde o utilizador se encontrava (Noorvik) está perto da latitude 69º.
De acordo com declarações publicadas pelos serviços de emergência, ficaram extremamente impressionados com a precisão dos dados enviados no primeiro alerta.
Esta funcionalidade está disponível para todos os utilizadores de qualquer um dos modelos do iPhone 14. Estará disponível gratuitamente durante 2 anos, mas a gigante de Cupertino ainda não revelou qual será o preço após estes 2 anos. Para já, o serviço funciona apenas na América do Norte, sendo esperada uma expansão para França, Alemanha, Irlanda e o Reino Unido muito em breve.
👍🏻 Outros artigos interessantes: