Comprar presentes pela internet já faz parte da rotina de muitos brasileiros e portugueses, e deve continuar a ser hábito frequente neste final de ano, Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais, explica as vantagens de realizar as compras de Natal sem sair de casa.
Com o final do ano a chegar, aproxima-se também uma das datas mais esperadas para realizar compras: o Natal. Essa é a época em que os consumidores mais adquirem itens de consumo, para enfeitar suas casas com os mais diversos tipos de decorações temáticas e presentear seus familiares e amigos.
É muito comum ver lojas lotadas nesse período, uma vez que o grande fluxo de pessoas se organiza para procurar as melhores lojas para realizar as suas compras de Natal. no entanto, com o avanço da tecnologia, muitos brasileiros e portugueses acabam por optar pelas compras online – seja pela praticidade ou pelos valores mais atrativos.
“O hábito de comprar pela internet está cada vez mais comum, e de acordo com uma pesquisa recente da Deloitte, mais de 51% dos clientes realizam suas compras de forma online pela praticidade. A pandemia deu um impulso ainda maior para o consumo online, que já vinha crescendo e provou que veio para ficar”.
Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais
4 provas de que é mais vantajoso realizar as compras de Natal via e-commerce:
1 – Variedade de produtos e facilidade na compra
Os marketplaces – que agregam diversos vendedores – possuem um leque bastante amplo de produtos e, com a correria do dia a dia, fica mais fácil procurar pelo item imaginado do que no varejo físico.
“Com um celular ou notebook em mãos, o consumidor consegue realizar a transação em minutos. Tudo fica mais prático, desde a comparação de preços até os modelos ao pagamento”, comenta Garcia.
2 – A Comodidade das compras de Natal via internet
Muitos portugueses e brasileiros acabam indo para a rua neste mês de dezembro, com foco em comprar presentes e decorações. Mas nem sempre essa é a opção mais prática e mais confortável. “Além de evitar filas e aglomerações nas lojas nesta temporada, o comprador adquire todos os produtos que deseja diretamente da sua casa, sem precisar se deslocar até uma loja física”, aconselha o diretor-executivo.
3 – Custo benefício
O custo benefício em realizar as compras de Natal online também costuma ser melhor, pois é mais fácil comparar os preços. Também é comum as plataformas de e-commerce disponibilizarem cupons de desconto. “Além das ofertas, os marketplaces possuem programas de fidelidade. No Mercado Livre, por exemplo, pelo histórico de compras, o cliente desbloqueia descontos especiais. Isso acontece em outras plataformas de vendas também, como no Magazine Luiza que possui o ‘Cliente Gold’, e clientes Prime da Amazon”, diz.
4 – Formas de pagamento
Em lojas físicas, até hoje ainda existem comércios que só aceitam pagamentos em dinheiro ou débito, ou limitam as opções de meios de pagamento. Mas, quando se trata dos marketplaces, o consumidor tem à disposição diversos meios de realizar sua compra, o que facilita sua vida e aumenta a credibilidade do estabelecimento.
“Hoje em dia há diversas formas de pagamento para ajudar os compradores, desde o pagamento via cartão de crédito até o Pix. Os consumidores podem optar pela melhor forma de realizar suas compras, dentro da sua realidade. Uma outra vantagem que as compras online oferecem, é o programa de cashback, o qual determinada percentagem do valor do produto retorna para o cliente. Sites como Americanas, Submarino e Shoptime disponibilizam este benefício”, finaliza Rodrigo Garcia
Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. Eleita dois anos consecutivos (2021 e 2022) de mentoria e gestão de marketplace pelo Mercado Livre e responsável pela estruturação das lojas oficiais dentro da plataforma como Nike, MyShoes, Chilli Beans, Reserva, Lacoste, Amaro (entre outras).
Este é um artigo de opinião, da autoria de Rodrigo Garcia.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: