A InPost S.A. anunciou, via comunicado, outro trimestre de crescimento acelerado do volume de negócios, com um enfoque renovado na expansão da sua rede em Portugal.
Vale lembrar que a InPost é a empresa de logística líder na Europa especializada em entregas não domiciliárias em Lockers, cacifos inteligentes e Pontos Pack.
O volume de negócios global do Grupo InPost continua a crescer e a aposta em Portugal revelou-se acertada, conforme se pode verificar nos resultados que são apresentados abaixo.
InPost: Volume de negócios continua a aumentar
PRINCIPAIS DESTAQUES
- Em Portugal, o negócio expandiu a rede de Ponto Pack (pontos de recolha e entrega) no terceiro trimestre (3T) em 69%, para um total de 658 Ponto Pack.
- Os volumes em Portugal no 3T mantiveram-se em linha com os do 2T, no seguimento do crescimento acentuado de 390% registado entre o primeiro e o segundo trimestre.
- Ao nível do Grupo, o volume total de encomendas no 3T registou um incremento anualizado de 32%, com as receitas a crescerem 33% para 359,36 milhões de euros (3T 2021: 270,9 milhões).
- Fortes credenciais ambientais – cada Locker na Polónia reduz 53 kg de emissões de CO2 por dia – em termos anuais, o benefício equivalente ao plantar 3.000 árvores – providenciando uma solução sustentável para entregas de última milha.
DESTAQUES OPERACIONAIS
- Forte crescimento do volume – volumes globais de encomendas no 3T com crescimento anualizado de 32 e crescimento em todas as principais geografias.
- Polónia – Crescimento anualizado de 26% impulsionado pelo crescimento das entregas não-domiciliárias
- França – Crescimento anualizado de 34%, sobretudo em virtude do crescimento C2C da Mondial Relay
- RU – Crescimento do volume de encomendas de 227% face ao ano anterior, devido sobretudo à oferta de devoluções diferenciadas com os comerciantes e a um novo serviço “locker-to-locker” para clientes individuais
- Expansão continuada da rede Ponto Pack em Portugal com um total de 658 pontos registados no final do trimestre.
DESEMPENHO FINANCEIRO
- As receitas reportadas do 3T cresceram 33% face ao ano anterior para 359,36 de euros, impulsionadas pelo forte crescimento em todos os principais mercados.
- Numa base de 9 meses, as receitas reportadas aumentarem 69% para 1.047,8 milhões de euros. Numa base “like-for-like”, o crescimento das receitas excluindo a Mondial Relay (que foi adquirida em julho de 2021) foi de 24%.
- O EBITDA ajustado do 3T cresceu 12% face ao ano anterior para 96,9 milhões de euros.
- Numa base de 9 meses, o EBITDA ajustado cresceu 24,7% face ao ano anterior para 292,5 milhões de euros numa base reportada, e 7,9% numa base “like-for-like”.
- Tal como na primeira metade do ano, o fluxo de caixa livre foi positivo no terceiro trimestre com 16,6 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento do EBITDA ajustado e pela moderação do Capex.
- A dívida líquida para o EBITDA ajustado de 3,2x manteve-se inalterada em relação ao 2T, em grande parte devido à sazonalidade mais fraca do EBITDA ajustado do 3T e ao desfasamento temporal entre a inflação de custos e os aumentos de preços que se alinharão no 4T.
PERSPETIVAS
- Apesar das reservas sobre o ambiente macroeconómico, a empresa está confiante nas perspetivas a médio e longo prazo no sentido e continuar a ganhar quota de mercado em todas as regiões à medida que os consumidores e os comerciantes adotam os benefícios do modelo da InPost.
- A perspetiva para o resto do ano de 2022 mantém-se positiva, esperando-se que o volume de encomendas no período até ao Natal cresça face ao terceiro trimestre.
- Portugal continua a ser um mercado-chave para o desenvolvimento da InPost, com uma expectativa de crescimento do negócio e continuação da expansão da rede de Ponto Pack.
O crescimento da InPost continua a acelerar em cada um dos nossos principais mercados. O desejo dos consumidores por conveniência e flexibilidade atrai-os para os nossos serviços, enquanto as lojas de comércio eletrónico procuram as soluções sustentáveis e com uma boa relação custo/benefício que fornecemos. Com as pressões inflacionistas a continuarem a desafiar os comerciantes, a necessidade de uma maior produtividade dos serviços de entregas e de uma solução automatizada de última milha nunca foi tão grande.
Em Portugal, temos sido encorajados com o aumento significativo do volume de encomendas ao longo de 2022. Vemos isto como um mercado-chave, que até agora tem sido impulsionado pelo sucesso da infraestrutura existente de Ponto Pack. À medida que avançamos no 4T e em 2023, vamos procurar diversificar a rede com a instalação de Lockers [cacifos inteligentes], em linha com a nossa estratégia. A nível de Grupo, a InPost implantou 2.064 novos Lockers na sua rede no 3T, elevando o número total de Lockers para 26.330.
Durante este período de crescimento, mantivemo-nos focados na nossa missão de fornecer soluções sustentáveis de última milha. Estou orgulhoso do trabalho que foi alcançado neste trimestre para reduzir a necessidade de embalamento nas entregas da InPost e melhorar a eficiência da nossa rede de Lockers. Na Polónia, um único Locker reduz as emissões de CO2 em 53kg por dia; anualmente, isto equivale a plantar 3000 árvores. À medida que o mundo persegue as suas ambições de emissões ‘net-zero’, acreditamos que a abordagem da InPost fornece soluções cada vez mais sustentáveis e muito necessárias para o setor logístico.
Rafał Brzoska, Fundador e CEO da InPost
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes: