Você consegue imaginar a empresa Apple sem o seu famoso logótipo com uma maçã mordida ou McDonalds sem a sua imagem estilizada da letra “M”? Poderíamos dar exemplos sem fim, mas o principal a entender é que um logótipo é uma parte integrante de uma marca, seu identificador, o elemento principal da imagem. Ele “fala” sobre a empresa e as suas vantagens. É por isso que existem tantas dificuldades na preparação de um logótipo. Especialmente quando se considera a variedade de estilos.
Felizmente, existem hoje vários geradores de logomarcas no mercado, que fornecem uma assistência considerável no desenvolvimento da identidade corporativa ideal. Turbologo é o melhor dos melhores, oferece muitos estilos e formas, portanto cada utilizador tem a certeza de encontrar algo para si mesmo. Continue a ler e você aprenderá tudo sobre estilos de logótipos e as regras para a escolha de um.
Estilos de logotipos: descrição
Hoje existem muitos estilos de logótipos e todos eles têm as suas diferenças e peculiaridades, sendo importante familiarizar-se com todos eles para escolher algo apropriado para você. Portanto, aqui estão os estilos mais populares de logótipos.
Abstração
Logótipos múltiplos e solitários com uma carga semântica definida. Ter uma espécie de “mistério” para o público – cada pessoa pode pensar na sua série associativa. Portanto, o desenvolvimento considera o impacto psicológico e emocional de elementos individuais, combinações de cores e a composição geral.
- Características distintivas: sem modelos, ou protótipos.
- Vantagens: parecer interessante, atraente, causar associações, portanto, bem lembrado.
Os logótipos abstratos são adequados para várias marcas, independentemente do tipo de atividade. Entretanto, este estilo é melhor abandonado por empresas que precisam de elementos complexos para exibir a sua direção.
Clássico
Logótipos “leves” e subestimados que não têm elementos chamativos e apresentam formas completas. São uma combinação de formas geométricas básicas. Exemplo: Logotipos Samsung, Audi, e Lada.
- Características distintivas: não usar semi-escuras, sombras ou elementos volumétricos, que podem acentuar os detalhes. A atenção geralmente é dada à imagem generalizada.
- Vantagens: devido a sua versatilidade, ela se adapta a quase todas as empresas. Em detrimento da brevidade, permite transmitir os pontos fortes da CA da organização.
- Design de logótipo em estilo clássico – uma ótima opção para organizações que trabalham no campo da medicina, construção, tecnologia, etc.
Minimalismo
Logótipos sem detalhes desnecessários. Cada vez mais “lixo gráfico” está a aparecer na Internet, portanto é necessário enfatizar o importante, excluindo o desnecessário. O estilo minimalista é apenas isso. As suas principais características: são limpeza, simplicidade, facilidade de perceção e, simultaneamente, figuratividade. O minimalismo permite a criação de um logótipo sem volume desnecessário, para apresentar a filosofia e a missão da marca em detalhes e de forma expressiva.
Características distintivas: harmonia das formas, ordenação, uso económico dos componentes do design, seleção cuidadosa dos elementos, economia de espaço livre.
Vantagens: a marca é clara e atraente, com uma seleção competente de todos os componentes. Através da liberdade “visual” é fácil de entender a mensagem principal.
Em detrimento da sua restrição, tem uma limitação na aplicação. Por exemplo, ela não é adequada para marcas que trabalham na indústria do entretenimento.
Como escolher um estilo de logotipo
Se você quiser escolher o seu estilo único de logótipo, é importante conhecer e aderir a algumas dicas que ajudarão a criar uma marca única. Portanto, aqui estão algumas dicas básicas para escolher um estilo de logótipo.
Uma imagem vale mais que mil palavras
Um logótipo é uma representação visual de uma marca. Por que dizer o que se faz quando se pode mostrá-lo? Use ícones e imagens simples para contar ao consumidor sobre si mesmo. Os trocadilhos visuais são os melhores amigos de um designer.
Use formas geométricas
As formas geométricas são uma ótima maneira de tornar um logótipo mais percetível. Por exemplo, o nome pode ser colocado em blocos retangulares, dando-lhe um aspeto profissional. Isto também torna mais fácil a apresentação da marca em placas cruzadas, pois um logótipo composto de blocos retangulares é fácil de apresentar digitalmente, bem como para uso em papel timbrado e apresentações impressas. Tal logótipo também terá boa aparência em produtos de lembranças, como canetas ou fitas de crachás.
Lembre-se de que a cor é a chave para um bom design do logótipo.
Monocromo nem sempre significa preto e branco! Às vezes um desenho em preto e branco pode cortar muito o olho, especialmente se estivermos a tentar pegar o “zen” desse desenho. É melhor usar tons da mesma cor para criar contrastes suaves.
Simplicidade como a base de um bom logótipo
Muitas vezes as coisas mais simples funcionam melhor. Talvez o melhor logótipo para sua padaria seja uma imagem com um par de espigões. Se essa solução lhe parecer correta, use-a.
Conclusão
Projetar um logótipo é um processo interessante e fascinante. Se você dedicar tempo suficiente a ele, você pode criar uma identidade de marca que não é menos reconhecível que Google, Nike, Adidas e outros. E se você usar um estilo único, então a sua marca será significante.
👍🏻 Outros artigos interessantes: