O Brasil tem mais de 1,59 milhão de sites direcionados ao comércio eletrónico, segundo a BigData Corp. Durante a Black Friday, com o aumento dos volumes transacionados, há também um aumento significativo de tentativas de golpe de cibercriminosos.
“Por se tratar de compras em grande escala e num período curto, o volume de acessos cresce e os hackers se aproveitam de diversos métodos para roubar dados ou adquirir produtos, já que é mais difícil para o lojista detetar a fraude em tempo hábil”, diz Alexandre Morelli, Head of Cybersecurity na NAVA Technology for Business, empresa que fornece serviços e soluções de negócios e tecnologia.
Confira abaixo cinco dicas do Morelli para proteger o seu negócio:
Qualifique seu link
Certifique-se de que a sua URL esteja criptografada para dificultar a coleta de dados por parte do invasor. Caso tenha o termo HTTPS antes do link da sua loja, você estará mais seguro, mas caso não possua, entre em contacto com o suporte da sua hospedagem, ou com a equipa de TI, para fornecer essa segurança para o consumidor.
Hospede-se na nuvem
Ter os dados do site acessível em nuvem, pode garantir mais segurança para sua loja online, pois ao ocorrer uma tentativa de ataque Deny of Services, (DoS), normalmente os provedores de nuvem possuem subsídios para eliminar este tipo de ataque, então verifique a disponibilidade do serviço em cloud com a empresa de hospedagem que o seu e-commerce utiliza.
Proteja-se contra o phishing e DOS
Um golpista pode tentar roubar o dinheiro do cliente, dados pessoais e até número de cartão de crédito ao utilizar um ataque denominado Phishing. É possível também derrubar um site legítimo e se passar pelo site oficial com uma página falsa. Neste caso, verifique se a sua plataforma de hospedagem está protegida em relação a ataques de DoS (Deny of Services).
Confira sua Wallet
Verifique com a empresa ou banco que fornece serviços de pagamento no seu e-commerce se os protocolos de segurança estão adequados.
Verificação de Log
Tenha todos os sistemas internos, sites, hiperlinks e estruturas onlines monitorados de acordo com cada tentativa de acesso. A NAVA Technology for Business monitora toda tentativa de cadastro indevido ou entrada em local diferente do habitual, isso faz com que todo o seu ambiente virtual tenha mais uma barreira de segurança em relação a tentativas de ataques cibercriminosos.
👍🏻 Outros artigos interessantes: