Não é tão raro em nossas vidas precisamos de um “empurrãozinho” para tomarmos uma decisão. Muitas vezes, uma palavra de incentivo ou um conselho são suficientes, mas e quando aplicamos isso ao marketing?
Ainda que não percebamos, as marcas que nos rodeiam estão o tempo todo nos incentivando a comprar e escolher elas entre a concorrência. Esse incentivo tem nome, e é o Nudge.
No texto de hoje vamos te explicar como o nudge funciona e influencia o comportamento do consumidor.
Boa leitura!
O que é Nudge?
O marketing digital é uma área cheia de técnicas e estratégias que se baseiam no comportamento de compra. Isso porque, ao saber como seu cliente consome, podemos moldar nossas ações e campanhas para torná-las mais atrativas para eles.
Um exemplo desse marketing de influência são os gatilhos mentais. Um deles é o de escassez, que consiste em mostrar mensagens de “últimas peças” ou “última chance” para incentivar os consumidores.
O Nudge funciona em uma metodologia muito parecida, mas ainda mais sutil.
Ele consiste em uma junção de técnicas que irão influenciar os clientes a tomarem uma decisão favorável a empresa.
O que muitos pensam é que o nudge é uma estratégia invasiva, na qual se força uma escolha no consumidor. Mas isso não é verdade!
O que acontece realmente é que com o nudge conseguimos tornar as coisas mais atrativas para o cérebro humano. Por exemplo, o que você considera ser mais fácil:
- Convencer uma criança de que ela deve arrumar o quarto porque não é bom viver na bagunça
- “Brincar” de arrumar o quarto e tornar a tarefa lúdica. Poderíamos até mesmo colocar uma recompensa no fim, como um pirulito.
Com certeza você escolherá a segunda opção, porque ainda que no fim o resultado seja o mesmo, a alternativa da brincadeira é muito mais atrativa para os olhos infantis.
No marketing acontece a mesma coisa. Empresas moldam suas mensagens, ações e até mesmo embalagens para que elas se destaquem e assim você se sinta mais atraído por elas!
Como fazer o Nudge na minha empresa?
Colocar o Nudge em prática é mais fácil do que imagina. O segredo é conhecer bem os seus clientes.
Para isso, sugerimos que antes de tudo você tenha uma persona bem estruturada para a sua empresa. Uma vez que a persona é um representante extremamente confiável dos seus clientes, saber identificá-la é essencial para bons resultados.
Se você ainda não tem a sua, o fez há muito tempo, essa é a hora de descobrir quem é seu cliente ideal.
Para isso sugerimos uma metodologia rápida, o gerador de personas do Jornio. Assim pode, em poucos minutos, partir para o segundo passo dessa nossa estratégia!
Uma vez que você já conhece sua persona é hora de pensar em quais gatilhos mentais irão funcionar melhor com seus clientes.
Para isso há apenas uma opção, o teste!
Comece elaborando uma hipótese do tipo: se meus clientes valorizam a exclusividade, um gatilho de escassez para poucas peças disponíveis pode ir bem!
Com a hipótese estruturada, coloque o gatilho em prática e o monitor com a ajuda de KPIs. Assim saberá se essa é a escolha certa ou se deve fazer alguma alteração.
Por fim, aprimore seu nude com os arquétipos.
Essas personalidades que representam seus clientes vão te mostrar como falar com o público de maneira mais atrativa. Unindo isso aos gatilhos, o nudge se torna imbatível!
Conclusão
Usar o nudge em sua empresa é uma saída rápida, prática e eficiente de atrair mais clientes usando apenas de seu comportamento.
As pessoas são facilmente influenciadas, então por que não usar isso no marketing também? Se desejar saber mais sobre comportamento do consumidor, acesse nossos outros conteúdos!
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!