Com os preços da energia a aumentarem, e a época de frio a aproximar-se, as poupanças e otimização de recursos são mais necessárias. De acordo com a Thermor, um especialista em soluções aerotérmicas para o conforto da casa, se tivermos a sorte de ter uma instalação aerotérmica, podemos passar do arrefecimento da casa para o seu aquecimento sem necessidade de qualquer equipamento extra. E sabendo que o fazemos com a eficiência das energias renováveis.
Mas mesmo o equipamento aerotérmico mais avançado, como a gama Alféa da Thermor, funciona de forma um pouco diferente no Inverno do que no Verão. É por isso que, para otimizar o seu desempenho, vale a pena tomar algumas precauções quando as estações mudam.
A pensar nisso, a Thermor deixa cinco dicas básicas para o ajudar a tirar o máximo partido da sua solução, baseando-se na gama Alféa, e garantir-lhe o melhor conforto com um consumo mínimo:
1. Mudar o equipamento para “modo de Inverno”.
Se tiver ativado o “modo Verão” para desfrutar do arrefecimento durante esta estação, é altura de voltar ao modo Inverno.
2. Gerir bem o termóstato.
Provavelmente um dos erros mais comuns é colocar o termóstato alto para aquecer mais rapidamente a sua casa. Mas isto não é uma boa ideia. É como acelerar e travar o seu carro para chegar mais depressa ao seu destino. A única coisa que conseguiremos é consumir mais e danificar o equipamento. Algumas soluções estão equipadas com um sistema de modulação progressiva que é otimizado para produzir calor rapidamente quando a temperatura da casa está longe da temperatura definida, mas suavizará a sua potência à medida que se aproxima dos graus definidos no termóstato.
3. Manter a unidade exterior limpa de folhas e sujidade.
Algumas soluções têm uma unidade exterior não requer manutenção, como a gama da Thermor. Mas é importante garantir que não existem obstáculos à circulação do ar. Muitas vezes as folhas secas são responsáveis por baixar o desempenho do equipamento.
4. Não se preocupe com o gelo.
À medida que o Inverno avança, o gelo pode formar-se na unidade exterior. Não tente removê-lo raspando ou com água quente: poderá danificar o equipamento. A máquina foi concebida para ativar um processo de descongelamento automático, faz parte do seu funcionamento normal no Inverno.
5. Seguir um calendário de manutenção regular.
Embora algumas soluções exijam muito pouca manutenção, um controlo anual regular pode ajudar a prolongar a vida útil da sua instalação por muitos anos.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
👍🏻 Outros artigos interessantes: