Já se tornou tradição que todos os anos são revelados os custos de produção dos novos smartphones da Apple, e este ano os números apresentados pelo iPhone 14 são surpreendentes. Segundo um relatório publicado pela Nikkei Asia, o custo de construção dos novos iPhones aumentou 20% quando comparado com os do ano passado.
Com este aumento, construir um iPhone alcançou os preços mais caros da sua história. Como exemplo, o iPhone 14 Pro Max custa 501 dólares para ser fabricado, enquanto o iPhone 13 Pro Max custava apenas 461 dólares. Aparentemente, o grande aumento deve-se ao processador A16 Bionic, que custa 110 dólares.
Quais os principais motivos para o aumento no preço de fabrico do iPhone 14?
O relatório publicado pela Nikkei revela vários detalhes muito interessantes, que nos permitem ficar com uma clara ideia dos motivos que levaram ao considerável aumento no preço de fabrico do iPhone 14.
O principal responsável é o novo processador A16 Bionic, que custa nada mais nada menos que 2.4x mais que o seu antecessor, A15 Bionic. Outro dos responsáveis é o novo sensor CMOS da Sony, que custa 50% mais que o processador utilizado nos modelos anteriores. No caso do sensor da Sony, tem um custo por unidade de 15 dólares.
No que respeita aos países responsáveis pela produção de componentes, empresas norte-americanas são responsáveis por quase 1/3 do custo total do smartphone, com 10% de aumento no preço dos seus componentes. Por outro lado, a percentagem de empresas chinesas continua a diminuir, em grande parte devido à estratégia da Apple em deixar de ser dependente do mercado asiático.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: