Os engenheiros da Volvo Cars desenvolveram um novo sistema de radar interior suficientemente preciso e sensível para detetar os mais pequenos movimentos à escala submilimétrica – movimentos semelhantes aos de um bebé que dorme. Este será o primeiro sistema do género a ter um alcance capaz de cobrir todo o interior do automóvel, incluindo chão e zona de carga/porta-bagagens.
Este novo sistema, que a Volvo revela hoje e que será incluído no próximo EX90, o novo SUV 100% elétrico da marca sueca, criado para ajudar a combater uma das principais causas de terríveis tragédias pelas quais já passaram demasiadas famílias.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as estatísticas revelam que, desde 1998, mais de 900 bebés e crianças morreram trancadas em automóveis estacionados ao sol. A maioria destas tragédias ocorreu por esquecimento. Em relação aos animais não existem números mas estima-se que muitos milhares de cães e gatos têm, infelizmente, semelhante fim trágico.
A Volvo quer garantir que ninguém é deixado para trás no interior dos seus automóveis.
Este novo sistema de radar interior será instalado – de série – no próximo Volvo EX90, nos países onde a regulamentação o permitir. Esta será uma funcionalidade que será, posteriormente, incluída nos próximos modelos da marca.
Tecnologia de apoio
Com sensores integrados na consola superior, nas luzes de leitura montadas no tejadilho e na bagageira este novo sistema é o primeiro a conseguir detetar movimentos de submilímetros em todo o interior do automóvel.
Para cobrir ao máximo a cabine e detetar se um bebé, criança ou animal de estimação foi deixado no automóvel, a Volvo colocou também radares ao longo de toda a cabine, na frente e na traseira, e também no porta-bagagens.
Os engenheiros da Volvo determinaram ainda que, a melhor altura para assinalar a presença potencial de vida a bordo e assim avisar quando for preciso é no momento em que se tenta trancar o automóvel.
Sempre que o utilizador tentar trancar as portas, o sistema de radar interior será ativado e determinará se o automóvel tem vida a bordo, antes de permitir que o bloqueio seja efetivado.
Caso seja detetada vida, o automóvel permanecerá destrancado e exibirá um lembrete para verificar a existência de ocupantes no ecrã da consola central. O sistema de climatização (quente/frio) poderá também permanecer ligado melhorando o conforto na cabine, reduzindo assim o risco de hipotermia ou de insolação.
“Não escolhemos quando estamos distraídos ou cansados e sabemos bem que isso pode acontecer, somos apenas humanos. Com a ajuda desta tecnologia, seremos capazes de apoiar as pessoas quando não estiverem no seu melhor, ajudaremos a evitar que bebés, crianças ou animais de estimação sejam deixados para trás, por acidente.Sempre fomos líderes em segurança automóvel e queremos continuar a proteger vidas, estabelecendo novos padrões. Isso significa também fazer com que as pessoas se sintam seguras e tenham paz de espírito, um tipo de segurança emocional que irá ajudar a desfrutar ao máximo da vida ajudando, ao mesmo tempo, a evitar tragédias”.
Lotta Jakobsson – Senior Technical Specialist – Volvo Cars.
O novo Volvo EX90 tem estreia agendada para o próximo dia 9 de novembro.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram ou WhatsApp. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: