Estamos a passar uma fase de grande volume de ataques de hackers a inúmeras empresas de grande escala. Após ter sido revelado um ataque à TAP, agora foi a vez da Revolut confirmar que foi vítima de piratas informáticos.
Em declarações ao site TechCrunch, um representante da startup confirmou que hackers conseguiram ganhar acesso a uma pequena percentagem (0.16%) de dados privados de utilizadores. Ainda que a percentagem seja muito baixa, equivale a cerca de 32 mil utilizadores, considerando que a empresa tem aproximadamente 20 milhões de clientes.
O mesmo representante confirmou que identificaram o ataque no final do dia 10 de setembro, tendo conseguido isolar o ataque e neutralizar os seus efeitos na manhã seguinte.
Os números oficiais revelados pela empresa ás autoridades responsáveis na Lituânia (país onde tem a sua licença bancária), afirmam que 50.150 clientes foram afetados pelo ataque. Entre os quais, constam 20.687 na Área Económica Europeia.
Dados dos utilizadores do Revolut expostos em ataque cibernético
Segundo a publicação no site lituano da State Data Protection Inspectorate, entre os dados obtidos pelos hackers encontram-se:
- Nome completo
- Endereço
- Número de telefone
- Informações parciais dos cartões de débito
- Dados privados das suas contas
A Revolut confirmou já que todos os utilizadores afetados foram já contactados, sendo informados que a confidencialidade dos seus dados pessoais foi comprometida durante o ataque.
A empresa irá continuar com uma detalhada investigação para perceber o que permitiu o sucesso deste ataque, para que se possa melhor defender no futuro. Relembram ainda que em nenhuma situação enviam mensagens de texto ou telefonam aos seus clientes, nem tão pouco pedem dados de login, com o incidente como justificação.
Para já, a única confirmação deixada pela startup é que não se verificou qualquer movimentação de fundos, garantindo que o dinheiro dos seus clientes continua presente e seguro.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram ou WhatsApp. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: