Entender seu mercado e sua empresa é um passo necessário para quem quer se desenvolver e se destacar em meio a concorrência. E por mais que existam diversas metodologias que podem ser aplicadas para descobrir tais pontos, poucas são tão eficazes quanto a Pesquisa Descritiva.
No último texto da nossa coluna, falamos um pouco sobre a pesquisa exploratória, aquela responsável por analisar as hipóteses que temos em mente e procurar a mais provável de ser verdadeira.
O segundo passo de um processo de pesquisa completo é a pesquisa descritiva. Com a nossa hipótese selecionada, chega o momento de nos perguntarmos as características do fenômeno ou objeto estudado.
Para saber como fazer ela de maneira prática e funcional, fique conosco e boa leitura!
O que é Pesquisa Descritiva?
Descrever um objeto, situação, ser vivo, ou qualquer outra coisa, requer alguns dados principais que incluem suas características mais chamativas. Se pedia para que várias pessoas descrevessem a série de Livros de Harry Potter, ainda que com palavras diferentes e leves mudanças em suas perspectivas, alguns dados se manteriam os mesmos em todos, como o fato da história se passar em um mundo mágico.
A pesquisa descritiva vai se responsabilizar por buscar tais características para responder as perguntas que você tiver sobre o seu mercado, seus clientes ou sua empresa.
Por mais que certos pontos pareçam um pouco óbvios em um primeiro momento, como dizer que existe magia em Harry Potter, essa pesquisa é capaz de ir além e buscar por informações relevantes que costumam ficar escondidas atrás de dados difíceis de entender.
O grande trunfo da pesquisa descritiva é que ela vai buscar responder apenas a uma simples pergunta: O que?
Supondo que você está fazendo uma pesquisa completa, e por isso desenvolveu a hipótese, durante a pesquisa exploratória, de que seus clientes não estão encontrando o que precisam em sua loja, ocasionando a necessidade de se ter um novo produto ou serviço disponível. O passo seguinte é elaborar a questão que será respondida na descritiva.
Assim, uma possibilidade seria: o que seus clientes precisam nesse momento para sanar uma dor que você pode oferecer?
Por mais que a pergunta seja simples, ela não é fácil de ser respondida e por isso precisa da ajuda da pesquisa descritiva.
Ainda sem se importar com os porquês, que serão respondidos na terceira e última etapa de pesquisa, a ideia aqui é coletar e analisar dados para que sejamos capaz de descrever uma situação e dar características suficientes a ela para que saibamos não apenas o que os clientes desejam, mas qual a melhor forma de entregar a eles essa necessidade.
Como fazer uma pesquisa descritiva?
A pesquisa descritiva vai se separar em apenas 2 passos, sendo eles a coleta e a análise de informações.
Para a parte da coleta podemos explorar uma grande variedade de possibilidades. Algumas delas são:
- Pesquisa bibliográfica: coleta de dados em textos e artigos acadêmicos ou de pesquisas de mercado; os conteúdos precisam ser confiáveis.
- Estudo de caso: análise de casos semelhantes que já tenham acontecido na sua empresa ou em empresas concorrentes para procurar por similaridades e informações.
- Pesquisas de opinião: entrevistas, que podem ser realizadas ao vivo ou através de formulários de pesquisa, para saber a opinião de seus clientes e público em potencial;
- Pesquisas quanti e quali: para a pesquisa descritiva ambas as possibilidades de coleta de dados são essenciais, por isso foque em conseguir dados completos do mercado, mas também procure por opiniões mais subjetivas, em especial de seus clientes.
Essas são apenas algumas possibilidades de coleta de dados, mas neste momento sinta-se à vontade para explorar as informações que puder.
O passo seguinte é sentar com sua equipe e analisar esses dados. Ao agrupá-los por similaridades verá que algumas características chamaram mais a sua atenção. Ao unir elas conseguirá as tão esperadas respostas para a pergunta inicial da pesquisa descritiva.
Mas atenção, ainda que os dados possam ser usados para responder a mais de uma pergunta, indicamos que foque em uma questão por pesquisa descritiva, para evitar que perca o foco e não consiga encontrar todas as características necessárias para a resposta completa.
Conclusão
Realizar uma pesquisa descritiva é a maneira mais fácil e segura de garantir bons resultados para a sua empresa.
Comece pensando em quais perguntas gostaria de responder e as elabore com base no que mostramos aqui. Em seguida, basta buscar suas respostas para tornar sua empresa cada vez mais relevante no mercado.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: