A NASA continua sem conseguir realizar o lançamento do seu foguetão Artemis 1. Após duas tentativas falhadas no início do mês, o lançamento que estava agendado para esta semana, acabou por ser também cancelado.
Esta é a terceira vez que a missão do Artemis 1 à Lua é adiada, desta feita devido a um alerta de tempestade tropical nas Caraíbas. As previsões indicam que a tempestade tropical Ian irá transformar-se num furacão já na segunda-feira, afetando todo o golfo da Florida já na quinta-feira. O lançamento estava planeado para terça-feira, mas a NASA decidiu não correr riscos.
A última oportunidade de lançamento para breve seria no dia 2 de outubro, mas para isso o foguetão teria de permanecer no Centro Espacial Kennedy, o que parece pouco provável. Por isso, o mais provável é que a missão arranque apenas na segunda metade de outubro.
Se na primeira tentativa foram obrigados a cancelar o lançamento por motivos técnicos na plataforma, o segundo adiamento deveu-se a uma persistente fuga numa ligação de hidrogénio liquido no sistema de lançamento do foguetão. A fuga foi detetada na manhã de sábado e, apesar dos muitos esforços para conseguirem reparar esta fuga, não foram bem sucedidos. Após três tentativas falhadas, a equipa de mecânicos acabou por recomendar o cancelamento do lançamento do Artemis 1.
“A missão do Artemis 1 à Lua foi adiada. Equipas tentar reparar um problema relacionado com uma fuga no hardware que faz a transferência de combustível para o foguetão, mas não foram bem sucedidas.”
Conta oficial da NASA no Twitter
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram ou WhatsApp. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: