Quem casa quer casa, e não há casa que esteja completa sem uma cozinha bem equipada. O tempo em que uma panela de ferro de três pernas era tudo quanto uma cozinha tinha a oferecer já faz parte de um passado distante graças a uma modernidade que transformou este espaço tão importante da casa num ninho de inovação e tecnologia.
Com tantos eletrodomésticos para a sua cozinha por onde escolher, é natural que quem esteja a remodelar uma cozinha, ou se prepare para equipar uma, tenha dificuldade em fazer as suas escolhas, por isso, para que não atafulhe a sua cozinha de eletrodomésticos a que não vai dar uso, vamos ajudá-lo a fazer as escolhas mais acertadas funcional e economicamente para este espaço tão sagrado das casas portuguesas.
Eletrodomésticos essenciais numa cozinha
Fogão ou placa
Apesar de uma panela de ferro dar um charme especial à sua cozinha, os tempos pedem algo mais funcional e que permita cozinhar com mais rapidez e conforto. Por isso, o primeiro eletrodoméstico a escolher para a sua cozinha é um fogão ou placa a gás ou eletricidade.
As opções a este respeito são várias, por isso, antes de partir para a compra é necessário que tenha em atenção ao tamanho da sua cozinha e as fontes de energia que terá ao seu dispor, uma vez que ninguém quer comprar um fogão que não caiba na cozinha.
Frigorífico + congelador
A menos que não se importe de ir às compras todos os dias ou salgue os alimentos todos para que se conservem durante mais tempo, um frigorífico + congelador é, na hierarquia da cozinha, o segundo eletrodoméstico mais importante logo a seguir ao fogão.
De forma a ter sempre ao alimentos mais frescos ao seu dispor, invista num combinado de última geração da classe A+ que, além da necessária refrigeração e congelação dos produtos, lhe permite uma poupança efetiva na fatura da eletricidade.
Forno elétrico
O que seria dos domingos sem o tão tradicional assado? Provavelmente um dia mais triste para o estomago. Apesar da referência a esta “tradição” domingueira, o forno elétrico é um eletrodoméstico essencial para confecionar algumas das iguarias mais importantes da nossa gastronomia e permite-lhe uma folga do fogão.
Balança digital
Há quem, fruto da experiência, tenha “olho e mão” para as quantidades exatas de determinado ingrediente que é necessário adicionar a um prato, mas nem toda a gente é tão “métrica”.
Por isso, se quer os seus cozinhados no ponto, é indispensável que entre os eletrodomésticos para a cozinha esteja uma balança digital, uma vez que esta vai-lhe dar a segurança, “ao miligrama”, de que necessita para que nada falhe.
Micro-ondas
O dia-a-dia moderno quase não deixa espaço para respirarmos, quanto mais para no conseguirmos dedicar a cozinhados elaborados.
Chegamos a casa depois de um longo dia de trabalho, a única coisa que desejamos é uma refeição rápida e, de preferência, sem ser necessário ligar o fogão.
Para além de nos dar essa rapidez na confeção da comida, o micro-ondas permite-nos ainda descongelar ou até derreter chocolate ou folhas de gelatina em poucos minutos, características que fazem dele um eletrodoméstico verdadeiramente indispensável.
Robot de cozinha
Apesar de muitos ainda torcerem o nariz aos robots de cozinha, a verdade é que quando a confecção de um prato exige mais do que um preparado ao mesmo tempo, não existe melhor aliado.
Com mais ou menos funções, o mercado é prodigo em alternativas de robots de cozinha altamente funcionais e a preços acessíveis.
Batedeira
Um doce cai sempre bem, mesmo àqueles que dizem não gostar de bolos, especialmente se estas iguarias forem caseiras. Contudo, como bater claras ou misturar a farinha com a colher de pau pode ser um exercício exigente, tenha sempre em cima da sua bancada uma prática batedeira elétrica e, em minutos, obtenha claras bem fofas e firmes.
Fervedor elétrico
Para quem não tem máquina de café e, por isso, aposta no café solúvel ou para quem quer acelerar a fervura da água para a massa ou arroz, um fervedor elétrico é um verdadeiro Santo Graal.
Além disso de poupar de acelerar a preparação de alguns cozinhados e poupar em gás, os fervedores elétricos têm a vantagem de se desligarem automaticamente, o que ajuda os mais distraídos.
Varinha mágica
Passar sopas, fazer purés cremosos ou ralar fruta não seriam a mesma coisa sem o precioso auxílio de uma varinha mágica, outro dos eletrodomésticos que não podem faltar numa cozinha.
Máquina de café
Ao pequeno-almoço ou no fim do almoço/jantar não há nada mais português e saboroso do que um café quentinho acabado de tirar. Apesar da ida ao café ser um ato tão normal como a sua sede, ao ter uma máquina de café vai poder poupar alguns euros por mês e beber café com sabor a café na mesma.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: