Durante os últimos anos assistimos a uma evolução incrível em todos os smartphones Android, sendo que atualmente é extremamente normal vermos dispositivos com pelo menos 4 ou 6GB de RAM. Até mesmo os smartphones mais baratos têm estes mínimos no que respeita à memória RAM.
A pensar nisso mesmo a Google continuou a aumentar os requisitos mínimos para utilização do seu sistema operativo e, com a chegada do Android 13, os smartphones com apenas 1GB de RAM não serão bem vindos. O anúncio foi feito através do blog oficial Android Developers, revelando que a partir da nova versão do sistema operativo, os dispositivos precisarão de ter pelo menos 2GB de RAM e 16GB de armazenamento para poderem correr aplicações da Google.
Enquanto esta poderia ser vista como uma estratégia para expandir o alcance do seu sistema operativo alternativo, Android Go, esse não é o caso. Estes novos requisitos mínimos são também aplicados a smartphones que corram esta versão do Android. Assim sendo, fica a confirmação que a Google pretende mesmo terminar com a existência de smartphones com 1GB de RAM.
Considerando os preços que muitos smartphones de entrada apresentam, não faz muito sentido investir sequer num smartphone com apenas 2GB de RAM, pois habitualmente os modelos base apresentam já 4GB. Com o tipo de aplicações que temos disponíveis, esse é o valor mínimo aceitável para se conseguir usufruir de uma experiência de utilização aceitável.
Por esse motivo, não seria até de estranhar se num futuro próximo a Google volte a aumentar os requisitos para utilização de novas versões do seu sistema operativo.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Telegram ou WhatsApp. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: