Durante os últimos conteúdos de nossa coluna, te mostramos o básico sobre SEO e um aprofundamento em como aplicar essas técnicas para conseguir bons ranqueamentos, o chamado SEO Off-Page.
Agora é o momento de olharmos para dentro do seu site e entendermos como otimizar suas páginas para os clientes.
Estamos falando em SEO On-Page, e vamos te mostrar tudo sobre o assunto.
De palavras-chave a largura de título, venha conhecer as bases da otimização de sites para os buscadores online e garantir ainda mais suas boas posições.
O que é SEO On-Page?
O SEO On-Page pode ser definido como os fatores de otimização e legibilidade presentes em um site, os quais interferem em seu posicionamento nos buscadores online.
Essa esfera do SEO começou a ganhar fama com o Marketing de Conteúdo, de modo que os blogs passaram a ser estruturados de maneiras específicas para que pudessem atingir as expectativas do que é considerado um “bom blog post” segundo os parâmetros do Google.
São vários os fatores que interferem nesse SEO, os quais detalharemos em breve. Mas para começar é preciso entender o porquê de se preocupar tanto com isso.
Por que preciso do SEO On-Page?
Você já entrou em um site e teve dificuldade de navegar por ele, ou de identificar uma informação? Ou ainda, clicou em um conteúdo e quando o abriu ele não era nada do que esperava?
Experiências como essas são consideradas negativas para os mecanismos de pesquisa, que desejam entregar exatamente o que é buscado pelos clientes.
Para evitar esses problemas, tais buscadores filtram os conteúdos de acordo com uma série de fatores, como repetição de palavras-chave, largura do título e dos parágrafos, uso de imagens e de links complementares, tudo para tornar a experiência a melhor possível para o leitor daquele conteúdo.
Desse modo, otimizar suas páginas para que elas atinjam essa expectativa é essencial para que consiga ser bem posicionado nas plataformas de pesquisa e, consequentemente, atrair mais clientes para o seu site!
Marketing de Conteúdo e SEO On-Page
Como mencionamos, o Marketing de conteúdo é o mais atingido quando falamos em SEO On-Page. Isso pelo motivo de que, como esse SEO trabalha em cima de conteúdos, os blog posts são seu foco principal.
Criar um blog bem visto pelos mecanismos de pesquisa é um desafio e tanto, mas algumas dicas podem te ajudar com isso.
A primeira delas é quanto a legibilidade, ou seja, a facilidade da leitura.
Quando se trata da internet, quanto mais simples melhor, por isso use frases curtas, sempre preze pela voz ativa e não complique com termos rebuscados. Também use e abuse dos conectivos, eles vão fazer seu texto ficar coeso e mais fluido de ser lido.
Não se esqueça de repetir sua palavra-chave algumas vezes. Para isso não há número certo, apenas o bom senso, mas usar ao menos uma vez a cada bloco de conteúdo é essencial.
Isso mostrará aos leitores, e aos buscadores, que o seu texto atende às expectativas geradas em seu título.
Por fim, não se esqueça de colocar o máximo de informações possíveis. Enriquecer seu texto com dados e links que complementam o conteúdo fará dele uma opção muito bem vinda para as primeiras posições no ranking de pesquisa.
Conclusão
Criar conteúdos que sejam bons tanto para os clientes quanto para os mecanismos de pesquisa é a melhor maneira de atrair mais consumidores.
De nada adianta ter um site completo se ele não aparecer nas buscas. Por isso use as técnicas de SEO On-Page para se preparar para essa disputa e conquistar os lugares mais altos no ranking.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: