Durante os últimos artigos da nossa coluna, pudemos entender melhor o que era SEO e suas variações, o SEO On-Page e Off-Page. Entretanto, ainda nos resta uma variação para que os conhecimentos sobre essa área do marketing digital esteja completa.
Estamos falando de SEO Local!
Tenho certeza que ao menos uma vez você pesquisou por restaurantes na sua região, ou então procurou por alguma loja que estivesse perto de você, certo?
Quando fazemos perguntas nos buscadores online do tipo “Restaurantes italianos na minha região” estamos acionando o chamado SEO Local. para as empresas, estar presente nesse momento de busca, onde os cliente procuram por soluções instantâneas, é a chave para conquistá-los.
Nesse conteúdo vamos te mostrar tudo o que precisa para se preparar para os consumidores que estão perto de você.
O que é SEO Local?
Podemos entender o SEO Local como um algoritmo de pesquisa que ajuda os consumidores a encontrarem soluções baseadas em sua localização geográfica.
Como pudemos notar em todos os conteúdos sobre SEO que antecedem esse, entender como seus clientes pesquisam e quais as intenções em cada busca é essencial para que possa conquistá-los com maior facilidade.
Assim, quando eles buscam por tipos de lojas e estabelecimentos específicos, se entende que quanto mais simples for chegar até aquele local, melhor.
Desse modo, vamos voltar ao exemplo do restaurante de comida italiana que demos acima. Ao pesquisar por estabelecimentos desse tipo, podemos prever que o cliente deseja consumir esse tipo de comida naquele momento, assim de nada adianta ele descobrir sobre um restaurante que fica a 150 km de distância de onde ele está.
A associação mais simples é de que um estabelecimento que esteja a seu entorno fará mais sentido para sanar aquela dor. E é exatamente isso que os algoritmos dos buscadores online, como o Google, pensam.
A consequência direta disso é que essas plataformas de pesquisa acabam por entregar, nas primeiras colocações, opções que estejam geograficamente perto de onde a busca foi feita.
Para entender um pouco melhor essa relação, vamos ver como as palavras-chave se encaixam nessa equação.
Palavras-Chave Locais
Quando se trata de SEO, saber bem quais são as palavras principais usadas pelos seus clientes é essencial para se preparar para suas pesquisas. E não seria diferente quando se trata do SEO Local.
Para entender como as pesquisas locais são feitas, precisamos levar em conta três diferentes aspectos que podem ser pesquisados.
O primeiro deles são os termos da indústria, ou seja, palavras técnicas que podem referenciar ao seu estabelecimento, como pizzaria, churrascaria, ou comida italiana, para o exemplo dos restaurantes.
O segundo aspecto é o de qualificação de termos da indústria, onde variações de “Melhor”, “Mais recomendado”, entre outras, entram em ação.
Por fim, modificações geográficas também fazem toda a diferença no SEO Local, mostrando diferentes resultados para pesquisas do tipo “restaurante barato” em relação a buscas do tipo “Restaurante barato no Rio de Janeiro”.
Google Meu Negócio
Uma boa dica para quem quer se preparar para o SEO Local é se cadastrar no Google Meu Negócio.
A ferramenta tem o intuito de criar uma espécie de perfil para as empresas dentro da ferramenta de busca do Google. Incluindo informações como horário de funcionamento, localização e comentários de antigos clientes.
Com o Google Meu Negócio, sua empresa será capaz de aparecer mais vezes durante as pesquisas locais, otimizando seu engajamento com os clientes.
Conclusão
Investir em SEO Local é uma ótima estratégia para quem quer aparecer no momento certo para os clientes.
Ganhe cada vez mais consumidores estando onde eles precisam, no momento que eles precisam e invista no SEO Local para isso.
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes: