Um novo relatório publicado por Felix Krause revelou dados assustadores sobre o Instagram e o Facebook, ambas pertencentes à Meta de Mark Zuckerberg. Ao que parece, o Instagram consegue ver todas as atividades realizadas sempre que acedes a uma página na internet através da sua aplicação.
Ou seja, se abrires uma página através do Instagram e depois utilizares a mesma página para, por exemplo, aceder ao site do teu banco, vão conseguir ver (e possivelmente guardar) tudo o que vês e escreves. É importante realçar que a investigação realizada por Krause foca-se apenas em dispositivos iOS e nas respetivas versões das redes sociais para o sistema operativo da Apple.
Ao contrário do que acontece com a maioria das aplicações, em vez de abrirem links externos no Safari (ou outro browser instalado no dispositivo) o Instagram utiliza o seu próprio browser embebido na aplicação. Este browser tem ainda como base o WebKit, o que permite ao Facebook/Instagram injetar um código JavaScript em todos os links chamado “Meta Pixel”.
Segundo Krause, com a presença deste código a Meta tem liberdade total para controlar os utilizadores sem necessitar de consentimento explícito.
Este código está presente em literalmente todos os links presentes na aplicação do Instagram. Por isso, mesmo quando decides clicar numa publicidade, a rede social consegue ter acesso a informações detalhadas sobre todas as tuas atividades, mesmo quando pensas já não estar na aplicação.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
- Robô humanoide da Xiaomi consegue saber se estás triste
- OPPO revela data de lançamento do novo ColorOS 13 (Android 13)
- Motorola X30 Pro é o primeiro smartphone com sensor de 200MP
Proteção contra hackers: será um Antivírus a melhor solução?
Não existe uma solução única para a segurança do computador, mas muitas pessoas acreditam que o software antivírus é a melhor maneira de se proteger contra hackers. Estes programas verificam o seu computador em busca de vírus e outros malwares e também podem protegê-lo contra ataques de phishing.
No entanto, os antivírus não são perfeitos e não conseguem protegê-lo de todos os tipos de ataques.
Comentários