A “Experiência do Utilizador”, ou simplesmente UX (User Experience), é uma maneira de avaliar como os utilizadores de um site têm a melhor usabilidade no meio digital. Pensando a partir da expectativa do que é melhor para o utilizador, são aplicadas alterações e recursos que são mais funcionais e geram mais retorno ao empreendimento.
Ou seja, por essa perspectiva, o UX designer deverá desenvolver soluções de usabilidade e acessibilidade para que o utilizador tenha mais autonomia ao navegar, compreenda todas as informações e se sinta mais seguro e à vontade para realizar uma compra, por exemplo.
Por isso, aumentar as vendas com UX é um resultado já percebido há anos, que tem o diferencial de atingir essa meta aplicando técnicas que levam em conta as vivências e experiências posteriores dos clientes, e que são discutidas também nos cursos de psicologia.
Importância do UX design para e-commerces
Não é o suficiente ter os melhores produtos e os melhores preços se o utilizador do e-commerce não tiver uma boa experiência, pois nada disso é o bastante para conseguir conquistar uma venda.
Principalmente nos meios digitais, em que o consumidor costuma efetuar toda a jornada de compra sozinho, as pessoas são mais exigentes em ter uma experiência positiva, buscando por autonomia e praticidade.
Por isso, o UX design tem uma aplicação importante, facilitando o entendimento dos produtos e quais são as etapas para comprar na loja virtual. Além disso, também é essencial criar um ambiente seguro, para que os clientes tenham maior confiança para fazer uma compra online.
Um site de fácil navegação e mais agradável faz ainda com que o consumidor passe mais tempo na página, aumentando a chance de adquirir outros produtos, gerando também uma fidelização dos seus clientes e construindo uma boa reputação no mercado.
Como aplicar UX design
A principal dica para melhorar a experiência do utilizador é realizar pesquisas e testes. Afinal, essa é a melhor forma de descobrir quais são as preferências do utilizador de uma página. A partir dos dados levantados, as decisões devem ser tomadas, a fim de mudar a usabilidade das páginas e estimular as conversões.
Por isso, faça um planejamento estratégico e defina quais são as estratégias e os objetivos, para garantir que todas as etapas do projeto sejam contempladas.
Siga-nos no Google News e não perca nenhuma notícia. Clique aqui e carregue em seguir.
Outros artigos interessantes:
- Vodafone: pacotes e preços para todos os utilizadores
- Amazon Prime simplifica cancelamento de serviço